Passaporte de emergência – Como posso solicitar?

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Nós do Inda vou la, adoramos planejar viagens, o que contempla preparar toda a documentação necessária com atencedência. Vez ou outra pode surgir uma emergência e você precise viajar sem ter os documentos atualizados. Pensando nisso, compilamos as informações para te ajudar e solicitar um passaporte de emergência. Mas cuidado: o passaporte de emergência possui validade de apenas um ano e pode não ser aceito em alguns países, independente do motivo da viagem.

Informações sobre o passaporte de emergência

O passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega. Não é permitida a emissão de passaporte de emergência para viagens a turismo!

Entende-se por emergência, situações que não puderam ser previstas e não situações criadas por descuido do próprio cidadão. São consideradas situações de emergência:

  • Catástrofes Naturais;
  • Conflitos Armados;
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
  • Para a proteção do seu patrimônio (o que NÃO inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc);
  • Por necessidade do trabalho;
  • Por motivo de ajuda humanitária;
  • Interesse da Administração Pública;
  • Ou outra situação emergencial QUE NÃO SE PODERIA PREVER, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Enquadrando-se em alguma dessas situações e comprovando-a através da apresentação de documentos como ofício, atestado médico, etc. (sem a apresentação de algum tipo de documento o pedido de emissão de passaporte de emergência não será aceito)  o requerente pode solicitar o passaporte de emergência em alguma unidade que emita este tipo de passaporte.

Como obter o passaporte de emergência?

Primeiramente, você deve verificar se possui toda documentação necessária para expedição de Passaporte, para conferir a lista de documentos clique aqui.

Em seguida, certifique-se de que a sua situação se enquadra em uma das situações de emergência listadas acima E QUE possui documentos que comprovem (como ofício, atestado médico, etc). Passagens aéreas NÃO SÃO ACEITAS como comprovação de situação emergencial. De toda forma, caso já tenham sido emitidas, recomenda-se que sejam levadas juntamente com o ofício/documento/atestado que comprova a emergência.

Você vai precisar preencher o formulário de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal, ou clicando aqui. Não é necessário agendar o atendimento. Dirija-se ao posto da Polícia Federal emissor de passaporte de emergência mais próximo da sua residência (nem todas as unidades emitem este documento – confira a lista ao final da página), tendo em mãos:

  • O protocolo de solicitação
  • Documentação que comprove a situação emergencial (conforme listado acima)
  • Documentação pessoa original (documentação necessária para emissão de passaporte)

Evite horários próximos ao fim do expediente pois é proibida a emissão de qualquer passaporte fora do horário de funcionamento do posto, independente da situação emergencial.

Caso não seja apresentado algum dos documentos necessários, incluindo a comprovação da emergência, o passaporte não será emitido, independente da gravidade da situação.

O funcionário responsável pelo posto avaliará se a sua situação está dentro das hipóteses acima mencionadas, e em caso positivo, lhe será entregue a guia para pagamento (GRU) específica para passaporte de emergência. O passaporte de emergência possui taxa superior à do passaporte comum, custando hoje R$ 334,42*.

Após a conferência dos documentos, captura fotográfica e coleta das digitais, o passaporte será confeccionado em até 24 horas úteis. A entrega do passaporte de emergência segue as mesmas regras (com exceção do prazo) de entrega de um passaporte comum, listadas no tópico “Sobre a entrega do passaporte pronto”, na página documentação necessária.

Quais postos emitem passaporte de emergência?

Nem todos os postos de emissão de passaporte são autorizados a emitir o passaporte de emergência, apenas os listados na tabela abaixo.

[table id=2 /]

Como consultar o andamento do meu pedido de passaporte de emergência?

No momento da solicitação o atendente informa se você é elegível ou não ao passaporte de emergência. O praz de confecção é de 24 horas. Você pode consultar o andamento do seu pedido de passaporte – não somente o de emergência – através do site da Polícia Federal. Mas como a gente sempre tenta facilitar sua vida, basta clicar aqui.

Já precisou solicitar um passaporte de emergência? Conta pra gente como foi seu processo e quais documentos você apresentou.

*Atualizado de acordo com o site da Polícia Federal. Última atualização: 30/05/2017.

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.