Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

A Vale disponibiliza o trem de passageiros em três ferrovias pelo Brasil: na Estrada de Ferro Vitória-Minas que interliga os estados de Minas Gerais e Espírito Santo; o trem turístico entre Mariana e Ouro Preto; e na Estrada de Ferro Carajás que interliga os estados do Maranhão e Pará.

Leia mais: Descubra sobre Bug de Passagens Aéreas e como conseguir passagens com preços incríveis.

Minha história com a Vale e com essa ferrovia é mais antiga do que eu possa imaginar. Tudo começou quando eu tinha 10 anos de idade, minha avó morava em Imperatriz e eu viajava de trem para visitá-la nas minhas férias.

Mas, vamos voltar aqui para contar um pouco mais sobre essa viagem no trem de passageiros pela Estrada de Ferro Carajás.

Mapa da estrada de ferro carajás

O trem de passageiros da Vale interliga as cidades de São Luís do Maranhão à cidade de Parauapebas no Pará. Durante o caminho, o trem ainda faz paradas em 15 municípios e vilas ao longo de quase 900 km de percurso.

As principais e maiores cidades do percurso são São Luís, Santa Inês e Açailândia no Maranhão, e as cidades de Marabá e Parauapebas no Pará. Além dessas cidades, o trem faz parada em outros 11 municípios e vilas.

Leia mais: Veja aqui tudo o que escrevemos sobre Turismo no Maranhão.

Quais os dias de circulação do trem de passageiro

O trem de passageiros da EFC tem saídas no sentido São Luís – Parauapebas às 8h da manhã nas segundas, quintas e sábados chegando em Parauapebas às 23h50. E no sentido Parauapebas – São Luís às 6h da manhã nas terças, sextas e domingos com chegada em São Luís às 22h. Nas quartas-feiras o trem não circula em nenhum sentido.

  • Sentido São Luís (8h) – Parauapebas (23h50)
    • Segunda, quinta e sábado
  • Sentido Parauapebas (6h00) – São Luís (22h00)
    • Terça, sexta e domingo

Quanto custa a passagem no trem de passageiro

O preço varia de acordo com a origem e destino desejados. Custando a partir de R$ 8,00 no trecho mais curto até R$ 160,00 no trecho mais longo. 

Eu tenho uma pequena tabela desatualizada dos valores que já dá pra ter uma ideia dos valores cobrados entre as paradas. Prometo atualizar assim que possível. =)

Tabela de preço do trem de passageiros da Vale Maranhão

Como é o trem de passageiro

O trem de passageiros é dividido basicamente em três categorias: econômica, executiva e cadeirante.

Na classe executiva, as poltronas são mais espaçosas, reclináveis e possuem uma tomada individual para cada assento. São três assentos por fileira sendo dois assentos de um lado e um assento isolado do lado contrário.

Na classe econômica, são quatro assentos por fileira sendo dois assentos de cada lado. As cadeiras não são reclináveis e é disponibilizado uma tomada para cada dois assentos.

Vagão da classe executiva do trem de passageiros da Vale no Maranhão

Além das duas classes, existe um vagão adaptado para os cadeirantes acomodarem suas cadeiras de rodas com segurança, além de um assento para quem o está ajudando.

Vagão PNE para os cadeirantes do trem de passageiros da estrada de ferro carajás

Todo o trem é climatizado, sem a possibilidade de abrir as janelas.

Cada vagão possui dois banheiros: um masculino e um feminino.

Existem ainda mais um vagão lanchonete e um vagão restaurante. No vagão lanchonete você faz o pedido do seu lanche ou refeição num balcão e no vagão restaurante existem jogos de uma mesa com quatro assentos para que você possa fazer sua boquinha.

ATENÇÃO: Nesse atual momento pandêmico, os vagões da lanchonete e restaurantes não podem ser utilizados e os pedidos são realizados através dos atendentes que passam diretamente no seu assento.

Outra comodidade bem legal em todos os vagões é o sistema de televisão e som onde são exibidos filmes sequencialmente e você pode assistir no conforto do seu assento. 

Vale a pena ir para Chapada das Mesas em Carolina no trem de passageiros?

Um dos destinos turísticos mais cobiçados da região sul do Maranhão são as cachoeiras da Chapada das Mesas.

Infelizmente o trem de passageiros não vai diretamente para Carolina ou para Imperatriz. O trem de passageiros possui a parada mais próxima na cidade de Açailândia. De Açailândia, você pega um transfer até Imperatriz onde pode alugar um carro ou um ônibus até a cidade de Carolina-MA. É uma logística, de certo modo, bem trabalhosa.

Leia mais: Uma experiência pelo complexo de Pedra Caída nas Chapadas das Mesas.

O mais aconselhável mesmo é pegar um voo até Imperatriz e de lá pegar um ônibus, alugar um carro ou contratar um transfer.

Como comprar passagem no trem de passageiro

Você pode comprar a passagem online diretamente no site de Trem de Passageiros da Vale.

Eu, particularmente, achei um pouco ruim o sistema de compras online da passagem porque, primeiro você tem que lembrar os dias da semana que o trem faz os trajetos. Se você errar um dia, você tem que começar a pesquisa toda de novo. Eles também não exibem logo uma tabela de preço de todos os percursos ou fornecer a opção de trocar de executiva para econômica de uma forma mais simples. Poderiam também exibir logo para qual data tem disponibilidade de vagas. Enfim, algumas melhorias podem ser efetuadas, mas mesmo assim vale a pena fazer a compra online pelo conforto.

Vamos lá, na primeira parte você vai selecionar qual a estrada que você quer comprar a passagem, vai selecionar a origem, o destino, se deseja só ida ou ida e volta, a data da viagem, a classe do vagão e a quantidade de passageiros.

Passo a passo para comprar passagem online do trem de passageitos

Depois de clicar em pesquisar, você vai ser direcionado para tela de Pesquisa de Passagem onde vai exibir a data e trecho escolhido além do valor da passagem. Após confirmar os dados, clique no box “Eu li e concordo…” e clique em Continuar.

Passo a passo para comprar a passagem do trem de passageiros da EFC

Na tela de informação dos passageiros, digite o nome completo, tipo de documento, número do documento e CPF. Muito cuidado para não errar os dados nessa etapa.

Passo a passo para comprar passagem de trem no Maranhão

Escolha o assento de sua preferência. Note que, devido a pandemia, as cadeiras dos corredores estão bloqueadas. Após a escolha do assento, clique em continuar.

Passo a passo para selecionar o assento no trem de passageiros

A compra da passagem só pode ser realizada utilizando cartão de crédito. Nessa tela você vai escolher a bandeira do cartão e a quantidade de parcelas e vai informar também um código que vai ser enviado via SMS para o seu celular.

Tela de pagamento da passagem de trem de passageiros

Prontinho. Agora na próxima tela você tem sua passagem com todas as informações necessárias. Para o seu embarque, basta apresentar a passagem que pode estar no seu celular mesmo e um documento oficial com foto. Boa Viagem! =)

Bilhete do trem de passageiros da Vale

Leia mais: Principais pontos turísticos no Maranhão.

Conclusão

Até hoje, viajar de trem é uma viagem que me fascina. Lembro quando estava viajando de ônibus pelas estradas italianas e meus olhos brilhavam olhando os trens bala “voando”. Alguns trechos eu prefiro mil vezes viajar de trem a ônibus ou avião. Pena que, como compramos os trechos muito em cima da hora, a passagem de ônibus tava custando 10 euros e a de trem tava 100. Nesse caso, eu amo viajar de ônibus. Rs.

Então, sempre faço uma avaliação de tempo de percurso, como é o percurso, se o preço vale a pena, se a experiência é válida, etc. Eu sou do time de passar pela experiência “pelo menos uma vez na vida”.

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.