fbpx

Guia de Pontos turísticos do Maranhão: As melhores cidades e atrações para visitar no estado

O Maranhão é um estado rico em patrimônio histórico e em diversidade de ecossistemas. Ao visitar os principais pontos turísticos do Maranhão, o viajante irá encontrar grande variedade de atrativos. São casarões coloniais, museus, danças, praias, mangues, florestas, cachoeiras, lagoas, rios espalhados de norte a sul em uma área de mais de 300 mil quilômetros quadrados.

Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre o turismo no Maranhão, vai conhecer as principais cidades e atrativos turísticos do estado e, ainda, saber quando é melhor para visitar.

+ Leia também: Como eu encontro passagens super baratas para viajar +

Como é o Turismo no Maranhão?

por do sol no parque nacional dos lençóis maranhenses

Fazer turismo no Maranhão é uma experiência um tanto única. Embora esteja localizado na região nordeste, o Maranhão não é famoso por suas praias. A atração turística que mais atrai visitantes ao estado é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A capital, São Luís, com seus azulejos, casarões e museus, tem seu Centro Histórico declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1997.  As cidades de Alcântara, Raposa e São José de Ribamar, que fazem parte da região metropolitana de São Luís, também trazem vários atrativos culturais e naturais.

Amantes da natureza ficarão encantados em conhecer o Parque Nacional da Chapada das Mesas, ao sul do estado. A região concentra trilhas, cachoeiras e vistas inesquecíveis. 

O Maranhão também divide com seu vizinho Piauí o único delta em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba.

Existem ainda outros destinos e pontos turísticos do Maranhão que são pouco conhecidos pelos turistas e mais explorados pelos moradores. Pouco a pouco, alguns desses pontos vêm ganhando destaque no turismo do Maranhão: A Lagoa do Cassó (Primeira Cruz), os balneários do Rio Una (Morros) e o ecossistema da Floresta dos Guarás e Ilha dos Lençóis, no Litoral Ocidental Maranhense (Cururupu, Cedral, Guimarães e Porto Rico).

+ Leia também: Cupons de desconto para viajar + barato

Os 5 principais pontos turísticos do Maranhão

Conheça os 5 destinos turísticos mais visitados do Maranhão.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

destinos e pontos turísticos do maranhao - lençóis maranhenses

Visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é sonho de muitos viajantes, nacionais e internacionais. Não é pra menos. A paisagem é completamente diferente de tudo o que você já viu. Eu diria que os Lençóis Maranhenses está no Top 5 dos destinos naturais mais impactantes do planeta.

O parque nacional definido pelo ICMBio abrange 1.550 quilômetros quadrados,  dos quais pelo menos 900 são constituídos de dunas e lagoas perenes e sazonais. O parque abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, sendo este último pouco visitado por turistas.

Na cidade de Barreirinhas fica também localizado o povoado de Atins, onde o turismo está crescendo bastante. Isso se deve principalmente à presença de fortes ventos que favorecem a prática do kitesurf.

Os Lençóis Maranhenses é um dos destinos da Rota das Emoções, uma rota turística promovida pelo SEBRAE e que combina Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara (Maranhão, Piauí e Ceará).

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

A cidade que eu sempre gosto de ficar é Barreirinhas. Da última vez fiquei na Pousada do Porto. Fica pertinho de tudo, o café da manhã é uma delícia e o passeio de barco busca a gente no pier da pousada. Adorei!

Saiba + sobre Lençóis Maranhenses:

São Luís

destinos e pontos turísticos do maranhao - sao luis
Monumento aos pescadores, em São Luís

São Luís é a capital e principal porta de entrada do estado. Embora seja localizada em uma ilha, suas praias não são muito desejadas pelos turistas. Afinal, as praias de São Luís não atendem ao estereótipo de praia do nordeste, com areia fofa branquinha e água em tons azul e verde. No entanto, seus quase 30 km de praias são marcados por uma das maiores variações de maré do mundo.

O que traz o maior charme para o turismo da capital do Maranhão é o seu Centro Histórico, com forte herança cultural. A “Cidade dos Azulejos” ou “Ilha do Amor” preserva um enorme conjunto de azulejos dos séculos 18 e 19, a maioria de origem portuguesa. 

hospedar no centro histórico de sao luis maranhao

Onde ficar em São Luís?

Meu hotel preferido na cidade é o Hotel Luzeiros, mas é um pouco deslocado. Então fica melhor se você estiver de carro ou irá se locomover de uber. Para quem quer andar a pé e quer ficar na praia, uma boa opção é o Calhau Praia Hotel ou o Blue Tree Towers. Mas se você prefere o burburinho das atrações culturais, a melhor pedida é ficar no Centro Histórico. O melhor hotel dessa região é o Gran São Luís, mas existem vários outros mais simples.

Veja nossas indicações para todos os bolsos

Saiba + sobre São Luís, Maranhão e seus pontos turísticos:

Alcântara

destinos e pontos turísticos do maranhao - alcantara

Alcântara é uma pequena cidade histórica que teve seu auge nos séculos 18 e 19. Hoje abriga algumas ruínas coloniais. Também é a casa do Doce de Espécie, destaque no nosso Guia da Culinária Maranhense, e palco da Festa do Divino Espiríto Santo, que acontece entre o fim de maio e início de junho. 

Além disso, Alcântara também possui praias semi-desertas, é um dos lugares onde é possível ver a revoada de guarás no fim de tarde. 

A cidade é acessível de barco a partir de São Luís. A travessia é feita em menos de 1h, em barco que funciona como transporte a moradores de São Luís que trabalham em Alcântara. Os horários variam, uma vez que dependem da variação da maré. Se você costuma enjoar em barcos, garanta seu remedinho antes de ir, pois balança bastante.

Onde se hospedar em Alcântara

Embora seja possível fazer apenas passeios bate-volta para conhecer Alcântara, uma cidade diferente pode ser vivenciada após o pôr do sol.

Quando os turistas vão embora, a cidade fica mais movimentada e é possível ver a revoada dos guarás. Ótimas opções para dormir são a Pousada La Maison du Baron e a Pousada dos Guarás.

Chapada das Mesas

destinos e pontos turísticos do maranhao - chapada das mesas - turismo no Maranhão

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais pontos turísticos do Maranhão, localizado no sul do estado. 

A Chapada das Mesas é um destino para os apaixonados por paisagens naturais, cachoeiras e trilhas. A área do parque abrange territórios pertencentes aos municípios de Estreito, Carolina e Riachão, sendo os dois últimos as principais bases para visitar as águas calmas e cristalinas desse paraíso. Para se hospedar, Carolina tem maior estrutura.

Os dois aeroportos mais próximos são o de Araguaína-TO (119 Km) e Imperatriz-MA (222 Km). Se você vai visitar a capital maranhense, pode pegar um voo até Imperatriz (45 min a 1h) e de lá seguir de ônibus, carro ou transfer até a Chapada das Mesas.

Saiba + sobre a Chapada das Mesas e seus pontos turísticos:

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é um destino turístico compartilhado entre Maranhão e Piauí. Embora a maior parte do Delta pertença ao estado do Maranhão, no Piauí existem mais opções de passeios. Ainda assim, o turismo na cidade de Tutóia, no Maranhão, está crescendo bastante. 

A região do Delta do Parnaíba também faz parte da Rota das Emoções, que combina Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara (Maranhão, Piauí e Ceará).

Pontos turísticos do Maranhão pouco conhecidos

Além dos 5 principais pontos turísticos acima, o Maranhão tem outros atrativos menos conhecidos e frequentemente ignorado pelos turistas que vem correndo visitar os Lençóis Maranhenses. Recomendo que você dê uma chance.

Raposa

Banho de rio - pequenos lençóis - Raposa/MA
Banho de rio – Raposa/MA

A cidade de Raposa fica localizada há cerca de 30 km do Centro da capital maranhense, dividindo a mesma ilha com São Luís, a Ilha de Upaon-Açu. 

O maior atrativo turístico do município é o passeio de barco até as Dunas de Carimã, que são carinhosamente apelidadas de Fronhas Maranhenses. Uma visita à Raposa é uma ótima opção de bate-volta, especialmente para quem não terá tempo suficiente para visitar os Lençóis Maranhenses. Aproveite e coma um peixe fresquinho direto da comunidade de pescadores.

Saiba + sobre Raposa:

São José de Ribamar 

A cidade de São José de Ribamar abriga um santuário ao santo padroeiro da cidade. Na principal festa religiosa, em setembro, a cidade recebe cerca de 500 mil visitantes que prestam homenagem ao santo . O festejo inclui uma rande procissão que sai de São Luís em direção ao Santuário São José de Ribamar.

O que muitos visitantes não sabem é que Ribamar, como é mais conhecida a cidade, é onde ficam as praias do Meio e Araçagy, que muitos pensam pertencer a São Luís, já que ficam a menos de 5km da praia do Olho d’Água (essa sim pertence à capital). 

Essas duas praias tem estrutura bem mais rústica do que a orla principal de São Luís, mas tem quiosques onde é possível descansar em uma rede enquanto se observa o movimento da maré.

Praia do Meio - São Luís
Praia do Meio – Uma das poucas no Brasil onde é permitido entrar com carro

Saiba + sobre as praias de São Luís e São José de Ribamar:

Lagoa do Cassó

A Lagoa do Cassó fica localizada no município de Primeira Cruz e é um dos pontos turísticos que tem crescido no Maranhão, entre os próprios maranhenses. O local ainda é de difícil acesso (precisa de carro tracionado para chegar) e tem uma estrutura simples, mas já é conhecida como a “Jericoacoara do Maranhão”. A lagoa é sede de um campeonato maranhense profissional e amador de natação, o Circuito Maranhense de Águas Abertas.

Floresta dos Guarás e Ilha dos Lençóis

Pontos turísticos pouco conhecidos até mesmo pelos moradores do estado, o ecossistema da Floresta dos Guarás e Ilha dos Lençóis fica localizado no Litoral Ocidental do Maranhão (Cururupu, Cedral, Guimarães e Porto Rico). 

É um polo de ecoturismo, marcado especialmente por muita areia, manguezais e pela presença do Guará, ave típica da região. Também é onde está localizado o Parcel de Manuel Luís, um banco de corais que se tornou no segundo maior cemitério de navios do mundo, sendo bastante procurado por mergulhadores profissionais. Foi transformado em Parque Estadual Marinho desde 1991.

No entanto, ainda falta estrutura e incentivo ao turismo nessa parte litorânea do Maranhão. 

Quando visitar os pontos turísticos do Maranhão?

O turismo no Maranhão acontece durante o ano todo, já que não há grande variação de temperatura ao longo do ano. As chuvas em São Luís se estendem entre dezembro a junho.

A altíssima temporada é o mês de julho, quando os Lençóis Maranhenses já estão em seu auge, as chuvas vão chegando ao fim em São Luís e as cachoeiras da Chapada das Mesas ainda tem um grande volume de água. Entre os meses de julho e setembro as probabilidades de chuvas são bem baixas.

O mês de junho também é bastante marcante, pois é o mês do São João e diversos arraiais espalhados pela cidade organizam apresentações de Bumba Meu Boi. O São João do Maranhão é realmente uma manifestação cultural bem expressiva. Nós já falamos um pouco sobre o São João do Maranhão e suas lendas nesse outro artigo.

destinos e pontos turísticos do maranhao - sao joao

O mês de janeiro é um mês de férias, o que pode trazer preços mais elevados, mas as chuvas já começaram e os Lençóis Maranhenses ainda estão com as lagoas bem secas.

Além dos pontos turísticos: como é a culinária do Maranhão?

arroz de cuxá - prato típico do maranhão
Arroz de Cuxá, o principal prato típico do Maranhão

Além de visitar os pontos turísticos do Maranhão, tenho certeza que você vai querer se esbaldar na culinária maranhense. A comida típica é principalmente baseada em peixes e frutos do mar e o prato mais diferente é o Arroz de Cuxá. Não deixe de experimentar.

Nós escrevemos um artigo bem completo sobre a culinária maranhense com pratos, frutas, doces e bebidas típicas para experimentar quando visitar o estado. E temos ainda um Guia de Restaurantes em São Luís.

Vale a pena visitar os pontos turísticos do Maranhão?

Não tenho dúvidas de que o turismo no Maranhão vale a pena. Deixe em casa as expectativas de “praia do nordeste” e curta o que o estado tem pra oferecer. Sua cultura e culinária marcantes, as dunas e lagoas e cachoeiras com água cristalina podem te surpreender.

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *