Curso de meditação na Tailândia – Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai

Fazer um curso de meditação na Tailândia é uma experiência que muita gente busca quando visita o país. Mesmo sem nenhuma experiência em meditar, meu marido resolveu abraçar essa oportunidade. Ele viveu uma imersão de 5 dias no templo Doi Suthep, em Chiang Mai e trouxe pra gente um relato no blog Aventura Mundo e aqui você vai ver tudo o que você precisa fazer para se preparar para essa experiência.

“Eu nunca tinha pensado em meditar. Não conhecia bem a prática e não tinha muito interesse. Mas ao chegar na Tailândia, você acaba tão envolvido pela atmosfera budista que a vontade do curso acabou surgindo.

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai
Templo Doi Suthep – Chiang Mai, Tailândia

Existem vários locais onde é possível fazer um curso de meditação na Tailândia. A minha escolha foi Chiang Mai, no templo Doi Suthep. Definitivamente, uma experiência única! São imersões de, no mínimo, 4 dias com muita meditação diária. Completamente isolados do mundo exterior, sem poder conversar com outros participantes, dieta alimentar diferente, no alto de uma montanha com um clima ameno e com uma linda vista para a cidade de Chiang Mai.

Definitivamente, uma experiência única!

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai

Como funciona o curso de meditação no monastério do templo Doi Suthep, em Chiang Mai?

O curso de meditação no Doi suthep é oferecido na modalidade de imersão. Ou seja, o participante fica alojado nos dormitórios do monastério e faz as refeições também por lá durante a participação no curso. Durante o tempo do curso, é praticado o voto de silêncio. A única exceção é o momento de contar ao professor como foi sua prática do dia.

A alimentação é restrita a duas refeições vegetarianas (café da manhã e almoço) que são oferecidas no refeitório. Após o meio-dia, a orientação é não ingerir qualquer alimento sólido. Existe um mercadinho aberto no horário de almoço (das 11h as 12h) onde você pode comprar iogurtes e outras coisas caso não consiga suportar a fome. Lá você também encontra alguma coisa de higiene pessoal.

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai
Dormitório para alunos do curso de meditação do monastério Doi Suthep

Regras do curso de meditação no monastério de Doi Suthep

Durante o curso, existem algumas regras a serem respeitadas:

  • Todos os participantes devem utilizar roupas brancas, que cubram os ombros e joelhos;
  • É proibido conversar com outros participantes, salvo em caso estritamente necessário;
  • É proibido sair da área do curso sem permissão;
  • É proibido tirar fotos nos momentos de práticas;
  • É proibido utilizar dispositivos eletrônicos, ouvir música ou ler durante a meditação;
  • É proibido fumar, ingerir bebidas alcólicas ou usar drogas;
  • Deve-se abster de matar qualquer ser vivo (incluindo insetos), ter qualquer tipo de conduta sexual, mentir, comer alimentos sólidos após meio-dia, cantar, dançar, ouvir música, usar perfume, dormir ou sentar em lugares luxuosos.

Qual a duração e nível dos cursos de meditação?

Existem 3 níveis para o curso de meditação no templo Doi Suthep: iniciante (para quem deseja descobrir a meditação), fundação (para quem quer avançar na prática) e revisão (somente para aqueles que passaram pelo nível de fundação.

Para iniciantes, existe a opção de cursos de 4, 5, 7, 10, 14 e 21 dias de duração, incluindo o dia de chegada e o dia de saída. Ou seja, se você faz a opção de 4 dias, você conta o dia de chegada (abertura do curso), dois dias inteiros de prática e mais o dia de encerramento. Não existe uma data de início das turmas. Os participantes chegam e vão embora em diferentes dias. Ou seja, você pode começar em qualquer dia da semana, desde que haja disponibilidade.

Se você nunca meditou ou tem problemas de adaptação com comida ou ambientes menos confortáveis, o ideal é fazer uma experiência com um período menor, de no máximo 7 dias. O nível de fundação tem a duração fixa de 21 dias e o de revisão dura 13 dias.

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai

Dia a dia do curso de meditação para iniciantes

No primeiro dia do curso, o registro ocorre entre 12 e 14h. É importante que você já tenha almoçado ao chegar no monastério, pois sua próxima refeição será somente no dia seguinte. Você pode comer na cidade (como eu fiz) ou em uma das lanchonetes ali pertinho da entrada do templo.

Quando você entra no escritório do curso, precisará preencher um formulário com suas informações básicas e irá receber a chave do seu quarto. Os quartos são individuais e muito simples. Banheiros, toiletes e pias são compartilhados.

Após o registro, existe uma aula demonstrativa e uma cerimônia de abertura. Por fim, nos juntamos aos participantes que já estão no curso para o cântico noturno – que se repetirá nos dias seguintes.

Durante os demais dias de curso, a rotina de atividades é das 5 da manhã até as 21h, conforme abaixo:

  • 5h – Acordar
  • 5h30 – Sermão do Dhamma
  • 7h – Café da manhã
  • 8h – Meditação matinal
  • 11h – Almoço
  • 12h – Meditação vespertina
  • 14h – Relatório das atividades com o Dhamma
  • 15h – Meditação vespertina 2
  • 18h – Cântico noturno
  • 19h – Meditação noturna
  • 21h – Fim do dia

No último dia, após o café da manhã, seguimos para uma cerimônia de encerramento e nos despedimos do curso por volta das 10 da manhã.

Quando fazer o curso de meditação no monastério Doi Suthep?

Como eu disse anteriormente, o curso pode ser iniciado em qualquer data, sem a necessidade de formar turmas. Basta que eles tenham disponibilidade. Entretanto, tente encaixar a sua estadia em uma mudança da fase de lua (que acontece pelo menos uma vez por semana). Nesse dia, o cântico (chanting) é realizado no templo principal, ao redor de vários turistas. Esse também é o único momento onde os alunos acabam conversando um pouco sobre as experiências.

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai
Chanting, junto aos turistas

O que a gente aprende durante o curso de meditação?

Na aula demonstrativa, no dia da chegada, um monge irá te ensinar como você deve fazer para caminhar, sentar e respirar. Você será encaminhado para a parte superior onde outros alunos já estão meditando. Note que vários alunos sentam e caminham de forma diferente do que lhe foi ensinado na aula demonstrativa. Não fique aflito. Cada pessoa recebe orientações diferentes, de acordo com seu próprio corpo. Eu “aprendi caminhar” de 4 formas diferentes durante minha estadia.

Depois disso, basicamente o curso se resume a praticar. No momento da conversa com o professor, aproveite para relatar desconfortos e ele irá auxiliando em como lidar – eu não senti nada!

Quanto custa um curso de meditação na Tailândia?

O curso de meditação do monastério Doi Suthep funciona a base de doações. Não existe um valor mínimo e nem sugerido. Pague o que o seu coração mandar. Após a cerimônia de encerramento, você voltará para o seu quarto para pegar suas coisas e assim partir. Na recepção, você irá receber um Formulário de Doação. Nesse momento, você estipula o valor.

E quanto você pagou? Essa é uma pergunta bem pessoal e prefiro não responder para não influenciar. Você deve pagar o quanto você acha que valeu a experiência e de acordo com suas condições. Lembre-se que você irá ficar pelo menos “3 diárias”, terá no mínino 5 refeições, além do curso e conhecimento.

Para decidir, pergunte-se o seguinte:
– Quanto você tem pago de diária na sua viagem?
– Quanto custa um prato de refeição?
– Quanto custou qualquer curso que você já tenha feito por aí (fotografia, culinária, arte,…)

Abra o coração e lembre-se que outras pessoas contribuíram antes para que você pudesse estar ali.

Como agendar o curso de meditação no Doi Suthep?

Para realizar o sonho de fazer um curso de meditação na Tailândia, você não precisa esperar chegar lá para agendar. Todo o contato pode ser realizado através do site do curso, telefone e email.

Na página de contatos você encontrará o telefone de contato, e-mail e o que você precisa informar para a inscrição. Você precisará passar um email informando dados, data de chegada, duração da estadia e data de saída. Preencha as informações e envie por e-mail.

Não é necessário fazer nenhum pagamento para efetuar a reserva. Basta aguardar o email de confirmação. No meu caso, eles demoraram 3 dias para responder. Caso você não tenha se programado com antecedência e queria reservar de última hora, envie um e-mail e ligue.

Onde fica o templo Doi Suthep?

O templo Doi Suthep fica no Doi Suthep Pui National Park. Fica elevado 1.000m da base da cidade e 17 km de distância partindo do centro do quadrado mais famosa de Chiang Mai. Saindo do centro de Chiang Mai, você deve levar cerca de 45 minutos para chegar.

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai
Templo Doi Suthep – Chiang Mai, Tailândia

Como chegar no templo?

Existem 4 formas de chegar no templo Doi Suthep para o seu curso de meditação budista:

1 – Songthaew (Red Bus) compartilhado

As caminhonetes vermelhas estão espalhadas por toda a cidade. Impossível não dobrar uma esquina e se deparar com pelo menos 10 delas. Usar uma compartilhada é a forma mais barata para ir ao templo. Custa apenas 50 Baht (cerca de R$5,00) partindo do ponto de ônibus próximo ao portão norte do centro da cidade. Espera-se encher o carro para o Red Bus partir. Se você estiver hospedado longe do portão norte, você pode pagar cerca de 30 baht em outro Red Bus do centro até lá para que eles te deixem no ponto de ônibus próximo ao portão norte do centro da cidade. De lá, você pega o compartilhado para o templo.

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai
Red bus chegando em Doi Suthep

2- Songthaew (Red Bus) privado

Partindo do centro de Chiang Mai, onde o mapa tem o formato de um quadrado, o red bus custa aproximadamente 300 baht (cerca de R$30,00).

3 – Grab ou Uber

Os dois aplicativos mais comuns para transporte em Chiang Mai são Grab e Uber. A média de valor partindo do centro da cidade custa cerca de 350 baht (R$35,00). Pode valer a pena se estiver em grupo ou especialmente pelo conforto.

4 – Andando

Parece loucura, mas vi muitas pessoas andando ladeira acima. São 1.000m de altitude e 17 km partindo do centro da cidade. Quem está com a saúde em dia, bolso apertado ou simplesmente quer se aventurar, essa é uma opção. Se não estiver tão em forma assim, você pode deixar essa aventura para a volta (descida).

Principais dúvidas

Quais as maiores dificuldades no curso de meditação?

– Não conversar com os outros participantes. Todo mundo respeita muito essa regra. Chega a impressionar.
– Concentrar-se na respiração e evitar que os pensamento fiquem voando por aí durante as 9 horas de meditação diária.
– Entender o inglês dos monges. Eles possuem um sotaque muito tailandês (rsrs). Por exemplo, o R tem som de L. Depois de algumas horas, você acaba interpretando o que eles dizem.

Preciso ser fluente em inglês para fazer um curso de meditação na Tailândia?

Não é preciso ter o melhor inglês do mundo (até porque o deles também não é bom), mas você precisa ter alguma noção para entender as instruções, contar ao professor como foi seu dia e entender os sermões do Dharma.

Aliás, o Dhamma fala demaaaais. Achei impressionante e, pra mim, era um dos melhores momentos do dia. Gostava muito de ouvi-lo falar sobre budismo, sobre a vida e sobre as dificuldades dos outros alunos. Quanto melhor for seu inglês, mais você irá conseguir entender! =P

E se eu não tiver levado roupa branca? Onde comprar?

A recomendação é que todos os alunos se vistam de branco, cobrindo ombros, barriga e joelhos. Como eu não tinha levado roupa totalmente branca para a viagem, tive que comprar por lá. O melhor lugar que encontrei foi o night bazar. Paguei 100 baht na camisa branca básica e comprei uma calça mais pra bege por 120 baht. Encontrei outras camisas e calças mais elaboradas e bonitas entre 200 e 300 baht na mesma região. Optei pelo mais barato! =)

Vou passar fome?

Pensei que ia passar mais fome do que realmente passei. Escutei vários relatos de pessoas que quase “morreram” de fome. Dois dias fiquei sem comer absolutamente nada depois do meio-dia (somente bebendo água!). Em outros dois dias eu comprei um iogurte (que é permitido) na pequena mercearia que existe dentro do refeitório.

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai
Refeição no curso de meditação em Chiang Mai

Vou sentir dor?

Li alguns relatos de pessoas que sentem muitas dores nas pernas, costas e braços. Tudo depende do seu corpo. Eu fiquei muito confortável e praticamente passei todos os dias sem sentir nenhum tipo de dor.

Durante a meditação sentado, a coluna começa retinha e depois ela vai curvando porque eu sentia um desconforto em permanecer tanto tempo sentado. Mas não havia dor.

Afinal, vale a pena fazer um curso de meditação na Tailândia?

Sem dúvidas! Não apenas por ser realizado num ambiente inspirador, pelos próprios monges, mas também pelo curso. A única ressalva é que algumas pessoas com maiores restrições alimentares podem ter dificuldades de adaptação à comida.

No meu caso, creio que eu aproveitaria mais se retornasse depois de ter vencido a etapa da curiosidade. A ansiedade de entender o curso não me deixou mergulhar mais profundamente na meditação. De qualquer forma, esse foi um grande aprendizado sobre mim.”

Continue planejando sua viagem para a Tailândia

Agora conta pra gente, já pensou em fazer um curso de meditação na Tailândia? Já fez em algum lugar do Brasil ou do exterior? Como foi sua experiência?

Curso de meditação na Tailândia - Nossa experiência no Doi Suthep em Chiang Mai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *