Como é a imigração na Tailândia?

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Na hora de fazer uma viagem internacional, muita gente cai naquele medinho da imigração. Preparamos esse guia para responder todas as suas dúvidas sobre a imigração na Tailândia. Aqui contamos o que é obrigatório aos turistas brasileiros, quanto tempo é permitido ficar, vacina, visto e muito mais! Vamos lá?

+ Leia também: Apps de viagem que todo viajante inteligente deve ter

Imigração na Tailândia: Principais dúvidas dos turistas brasileiros

Brasileiros precisam de visto para turismo na Tailândia?

Não. A Tailândia é um dos países do sudeste asiático onde brasileiros podem entrar sem visto prévio para fins de turismo.

Quanto tempo posso ficar na Tailândia com visto de turismo?

Brasileiros podem ficar na Tailândia para turismo por 90 dias. Após esse período, é possível sair do país e retornar para receber mais 90 dias. Na teoria, é possível fazer esse procedimento várias vezes. Na prática, no entanto, a imigração tailandesa tem ficado mais rígida, especialmente na terceira entrada ao país num curto espaço de tempo.

Quais os documentos necessários para a imigração na Tailândia?

  • Documentos obrigatórios para a entrada na Tailândia:
    • Passaporte com validade por mais 6 meses após a data pretendida para saída do país e no mínimo uma página em branco.
    • Carteira internacional de vacinação contra febre amarela (Certificado de Profilaxia da ANVISA) . A vacina precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque. Além disso, é necessário emitir a carteirinha da ANVISA (não é a mesma que recebe no posto de saúde).
    • Passagem de saída da Tailândia (não precisa ser retorno ao Brasil – pode ser ida para qualquer outro país).

“Ah! Mas o vizinho do meu papagaio conseguiu entrar sem…”. Sorte a dele, porque ele poderia ter sido barrado na imigração. Aliás, muitas vezes a própria companhia aérea faz essa verificação. Ou seja, você corre o risco de nem embarcar se essa documentação mínima estiver incompleta.

  • Documentos adicionais recomendados:
    • Confirmação de hospedagem (você precisará preencher o endereço do primeiro hotel no formulário da imigração);
    • Passagens internas, de avião, trem ou barco (mostram que ficará pouco tempo em cada local e que não tem intenção de trabalho);
    • Dinheiro ou cartão de crédito, comprovando que você pode se manter durante a estadia. Não existe um valor informado pela imigração. Entretanto, pessoas que estão entrando pela segunda ou terceira vez no país tem sido obrigadas a apresentar 20mil bahts em espécie (cerca de 650 dólares).

O seguro viagem é obrigatório na Tailândia?

praia na tailândia
Welcome to Thailand – Sim, é real <3

Como é a imigração na Tailândia?

Ao chegar na Tailândia, você fará imigração no primeiro aeroporto em que chegar no país. Veja o passo a passo abaixo e siga-o, para evitar perda de tempo com filas erradas. O processo costuma ser rápido, mas vai depender da quantidade de voos que chegarem ao mesmo tempo. A imigração costuma levar, em média, de 45 minutos a uma hora e meia.

Primeiro passo – Cartão de imigração

Durante o voo, a companhia aérea deve distribuir o cartão de imigração. Se possível, já preencha no avião, assim você tem mais chances de pegar menos fila na imigração. Se você não receber no voo, procure esse formulário antes de seguir para o próximo passo.

O cartão de imigração possui 3 áreas a serem preenchidas: arrival (chegada), departure (partida) e “non-Thai residents” (não moradores da Tailândia). É um cartão só com essas três áreas e cocê precisa preencher os três. Se você não sabe inglês, a gente dá um empurrãozinho com o preenchimento!

Cartão de chegada

Cartão de imigração da Tailândia - parte 1

Cartão de partida

Cartão de imigração da Tailândia - parte 2

Cartão de não residente

Cartão de imigração da Tailândia - parte 3

Segundo Passo – Preencher o formulário de saúde do Health Control

Localize o posto do Health Control e veja o procedimento para preencher o formulário. No aeroporto Dom Mueang, esse formulário é eletrônico. Existem alguns computadores que você utiliza para preencher. Já no aeroporto de Suvarnabhumi, o formulário é de papel mesmo.

Todos os brasileiros que entram na Tailândia portando passaporte brasileiro precisam passar pelo Health control. Mesmo que não more no Brasil.

health control - vacina de febre amarela - imigração na tailandia

Dica esperta!

No aeroporto Don Mueang (DMK), você pode preencher o formulário usando seu celular. Existe um código QRCode no guichê, basta fazer a leitura com um aplicativo e preencher. Infelizmente, ainda não existe algo parecido no aeroporto de Suvarnabhumi.

Terceiro Passo – Carimbar o cartão de imigração no Health Control

Depois de preencher o formulário, é necessário ir até o oficial do Health Control. É necessário apresentar ao oficial:

  • Passaporte
  • Cartão de embarque
  • Certificado de Vacinação contra Febre Amarela
  • Cartão da imigração

Seu cartão de imigração será carimbado e você poderá seguir para o próximo passo.

Quarto Passo – Passar pela imigração

Antes de enfrentar a primeira fila que aparecer na sua frente, verifique se está na fila correta. Se for preciso, mostre seu passaporte a algum agente do aeroporto. Ele irá te direcionar para a fila certa.

A imigração na Tailândia para brasileiros indo a turismo costuma ser bem tranquila. Com o cartão preenchido corretamente, raramente fazem perguntas. Entretanto, tenha acessível a sua documentação, caso seja necessária. Seu passaporte será carimbado e você terá oficialmente entrado na terra dos sorrisos!

Passaporte carimbado

Quinto Passo – Retirar as malas

Após a imigração é hora de retirar as bagagens que tenham sido despachadas. Verifique em qual esteira as malas do seu voo foram disponibilizadas. É bem provável que elas já estejam rodando quando você chegar lá.

Quer voltar a esse post depois? Salve o infográfico no seu quadro de viagens do Pinterest!

Imigração na Tailândia - Infográfico
Que tal salvar esse infográfico na sua pasta de viagens do Pinterest?

Ainda planejando sua viagem?

Não deixe de contratar um seguro saúde! Leia nossa aventura com as comidas da Tailândia e veja como foi nossa experiência de utilizar o seguro saúde.

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

6 respostas

      1. Seu blog é super esclarecedor! Parabéns, Renata! Tenho uma dúvida: Vou viajar para Bangkok e esse cartão de imigração na parte que diz “ de onde voce pegou o voo” é para preencher a origem, ou seja,.Brasil? Visto que há conexões, por isso a duvida. E outra: Qual valor em especie as autoridades pedem na imigração? Muito obrigado desde já!

        1. Se você fez apenas uma conexão em outro país, coloque a sua origem (no caso o Brasil). Mas se for passar alguns dias em outro país, aí passa a ser o local onde você estava.

  1. Parabéns, Renata. Muito explicadinho. Só uma dúvida: precisa comprovar a passagem de saída da Tailandia? Não defini, ainda, qual o próximo país a ir.

    1. Paulo, durante uma viagem de volta ao mundo de 1 ano, a Tailândia foi o único lugar q me pediram a passagem de saída, ainda no check in! Foi uma confusão pra conseguir embarcar. Não recomendo. O ideal é ter uma passagem de saída sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.