Londres – Dia 1 – Do centro a Greenwich pelo Tâmisa

Assim como quem vai ao Rio quer ver o Cristo Redentor e a praia de Copacabana e quem vai a Paris quer ver a Torre Eiffel, quem vem a Londres quer ver Big Ben e London Eye.

Não passar por esses ícones da cidade logo no primeiro dia – pra mim – parece um tanto estranho. É por isso mesmo que pra mim, seu primeiro (ou quem sabe único) , dia em Londres TEM que passar por lá! De todas as formas que eu já me locomovi pela cidade, eu indico a que achei mais legal para um “city tour” de boas vindas na cidade: barco!

Para seu primeiro dia em Londres, minha indicação é um passeio pelo Rio Tâmisa (Thames River) de Westminster até Greenwich. O passeio pelo Tâmisa te dará uma visão geral de onde os pontos turísticos principais estão localizados e ângulos maravilhosos para fotos. Você passa por baixo das principais pontes da cidade, inclusive a Ponte da Torre (Tower Bridge) e consegue visualizar Big Ben, London Eye, Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral), Teatro de Shakespeare (Shakespeare Globe) e muitas outras contruções fantásticas de Londres.

Como recompensa, ao fim do passeio de barco você chegará a Greenwich, onde encontrará um parque super agradável (Greenwich Park), o observatório real (Royal Observatory), o relógio que guia o horário no mundo inteiro, uma representação da famosa linha imaginária, o Meridiano de Greenwich (Prime Meridian) e uma vista espetacular de parte.

O roteiro

Pegue o barco no Westminster pier (underground station Westminster), para o passeio no rio ser mais bem aproveitado. Indo por volta das 10h e voltando por volta das 15h você tem um dia inteiro para explorar Greenwich. Ou se você não quiser passar muito tempo por la, é só voltar antes.Em Greenwich, veja o que fazer nos posts Greenwich: O que fazer? Parte 1 e parte 2.
Na volta, se seu ticket de barco permitir, desça no Tower Millenium Pier. Atravesse (e volte) a Tower Bridge e tire bastante fotos ainda com luz do dia. Se quiser subir numa das torres (£8.00), verá a exposição sobre história da construção, acidentes e ainda poderá caminhar entre as duas torres, tendo uma vista maravilhosa da cidade.

Depois conheça a Tower of London (adultos £19.00, estudantes £16.00). Na saída, tome um café enquanto a noite cai e você assiste a ponte se iluminar. Se seu ticket permitir, vá de barco até Westminster. Do contrário, há uma estação de metrô ali pertinho da Tower of London (Tower Hill).

De westminster ou da Tower Hill, siga para a Picadilly Circus (há uma estação de metrô com esse nome). Veja a estátua de Anteros e a “Time Square” londrina. Em seguinda, caminhe pela Regent Street (pra mim a rua mais bonita de Londres), até chegar na Hamleys, uma fascinante loja de brinquedos, que encanta também os adultos (aberta até as 21h de segunda a sábado e nos domingos até as 18h). Quase em frente, babe a loja da Ferrari, que não permite fotos.

Algumas fotos do passeio

Londres - Dia 1 - Do centro a Greenwich pelo Tâmisa
Tower Bridge vista do barco
Londres - Dia 1 - Do centro a Greenwich pelo Tâmisa
St. Paul’s Cathedral e Millenium Bridge
Londres - Dia 1 - Do centro a Greenwich pelo Tâmisa
Prédios modernos
Londres - Dia 1 - Do centro a Greenwich pelo Tâmisa
Relógio que sincroniza o horário no mundo inteiro
Londres - Dia 1 - Do centro a Greenwich pelo Tâmisa
Museus em Greenwich

Duração prevista: 10h
Custo estimado: £16.00 (sem museus e alimentação)

Interessou? Vamos às opções.

Existem algumas empresas que fazem a travessia até Greenwich, e eu experimentei duas delas: a Thames Clipper e a City Cruise, sendo as duas totalmente diferentes. Enquanto a Thames Clipper tem um foco mais de “transporte público”, a City Cruise é totalmente turística. Preços e duração do trajeto refletem essas diferenças.

A Thames Clipper tem barcos geralmente menores, o trajeto até Greenwich dura em torno de 45 minutos e não tem guia turístico a bordo. Tickets de ida (single) custam £6.00 ou £13.60 para ilimitadas viagens nesse trajeto durante o dia (daily). Descontos: 10% se você comprar usando o saldo do Oster Card; 30% se tiver um travelcard válido para o dia (carregado no Oyster, ou em papel).

A City Cruise tem um excelente serviço de guia turístico a bordo, barcos de dois andares com a parte superior aberta ou menores e o trajeto pode durar entre 1h e 1h30, dependendo das paradas que ele fizer. Ticket ida £12.00 (single) ou £15.50 ida e volta (return). Descontos para compra pela internet, mas tem que imprimir o ticket.
Outras empresas de barco: London Eye River Cruise e Thames River Services.

Se você quer mais dicas sobre Londres, confira nosso post índice sobre a cidade.

Londres - Dia 1 - Do centro a Greenwich pelo Tâmisa

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *