11 lugares surpreendentes para conhecer (e se apaixonar) no Brasil

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Não é novidade: o nosso país é cheio surpresas. Em cidades pequenas ou grandes, há sempre algo para descobrir. Para este artigo colaborativo, eu e outros 10 blogueiros escrevemos sobre lugares surpreendentes para conhecer no Brasil. Espero que você aproveite cada destino e se encante como a gente!

Destinos para conhecer…

… no Norte do Brasil

Pouco conhecida, a Região Norte do Brasil tem muitos atrativos, especialmente relacionados à natureza. Nós temos vários artigos aqui no blog sobre o Amazonas, mas hoje trouxemos outro local especial.

Jalapão/TO

Por Alexandra Morcos, do blog Turismo de Primeira.

Imagem de um fervedouro no Jalapão. O jalapão, Tocantins, é um dos lugares mais surpreendentes para conhecer do Brasil.
Imagem: Fervedouro do Jalapão, acervo pessoal da Alexandra

O Jalapão parece um daqueles cenários de filme, com lagoas azul-turquesa, cercadas pela mata verdinha, além de dunas douradas, cânions encantados e formações rochosas exóticas. É um dos lugares mais surpreendentes do Brasil.

Talvez você já tenha ouvido o ditado: “O Jalapão é bruto”. 

Bem…   

Bruto ele não é…  

Pelo contrário: é um local dotado de uma beleza suave e ímpar. Na minha opinião, é um dos lugares mais bonitos do Brasil (isso se não for O MAIS bonito). 

A questão é que ele é um destino com pouca infraestrutura, o que eu, particularmente, acho ÓTIMO. 

Há diversas agências que oferecem tours de até 6 dias. Optamos pelo tour de 5 dias e achamos o ideal. 

Imagem: Fervedouro no Jalapão, por Flávio André – MTUR

No Parque, é possível visitar vários pontos de grande beleza natural, como cânions, cachoeiras, piscinas naturais, fervedouros, dunas, formações rochosas, entre ouros. 

Os fervedouros foram meus lugares favoritos. Um “fervedouro” é uma nascente, de águas azuis turquesa, cercada pela mata verde. Há centenas deles, localizados em propriedades privadas, mas apenas alguns são abertos para visitação. 

De rara beleza também são as dunas do jalapão, cujas areias têm uma cor alaranjada. 

Dunas do Jalapão, um dos lugares surpreendentes do Brasil
Imagem: Dunas do Jalapão, acervo pessoal da Alexandra

Merece destaque, ainda, a pedra furada, uma grande rocha colorida e com arcos, formados pelas intempéries do clima. 

Pedra furada do Japalapao,  um daqueles lugares mais surpreendentes do Brasil.
Imagem: Pedra Furada do Jalapão, acervo pessoal da Alexandra

Na caudalosa Cachoeira da Velha, é possível fazer rafting e esse passeio é imperdível! 

Além disso, recomendo passar ao menos dois ou três dias em Palmas, para conhecer as cachoeiras dos arredores (região de Taquaruçu). 

Confira o roteiro completo da Alexandra no Jalapão

Lugares surpreendentes para conhecer no Nordeste do Brasil

O Nordeste é a minha região do Brasil favorita e vários destinos já passaram aqui pelo blog, como Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses e Paraíba. Confira outros destinos especiais para se surpreender no Nordeste.

Maceió/AL

Por Andréa Candiá, do Blog Ouse Viajar

Letreiro de Maceió
Imagem: Letreiro de Maceió, acervo pessoal da Andréa

Com certeza uma das cidades mais lindas que já conheci, as cores surreais do mar de Maceió são encantadoras, as pessoas são simpáticas e prestativas, os preços são acessíveis e, além disso, é possível fazer bate-voltas para vários lugares de forma prática. Maceió é a capital do estado de Alagoas, faz parte do Nordeste brasileiro, uma região muito rica em história, beleza e cultura.  Confira alguns dos passeios que fizemos por lá.

Região central de Maceió, Mirante São Gonçalo e Praia do Francês: Aprendemos sobre a importância histórica dos pontos turísticos e me encantei com a arquitetura antiga de Maceió. Depois desfrutamos bastante da linda praia do Francês.

Barra de São Miguel e Praia do Gunga: Que praia maravilhosa, lá pagamos pelo passeio de buggy para conhecermos as Falésias do Gunga, foi sensacional!

Falésias do Gunga em Alagoas é um dos lugares surpreendentes para conhecer no Brasil: 10 destinos!
Imagem: Falésias do Gunga, acervo pessoal da Andréa

Foz do Rio São Francisco: Foi surreal ver o encontro do “Velho Chico” com o mar. Um passeio bem divertido e cheio de história e curiosidades. Além disso, passeamos pelas dunas douradas, um local de muita beleza natural e apreciamos a feirinha de artesanato da população ribeirinha. 

Maragogi: Escolhemos o passeio de barco e mergulho com fotos. O ponto de apoio foi o hotel Crôa Mares, localizado na praia de Peroba.

Mergulhar foi uma experiência incrível e Maragogi é um verdadeiro paraíso, fiquei apaixonada por esse lugar! 

Hibiscus Beach Club: Optamos pelo Day Use e foi uma excelente escolha. Eles têm uma estrutura incrível e o ambiente é agradável, conforto e requinte garantidos.

Imagem: Hibiscus Beach Club, acervo pessoal da Andréa

Fora esses passeios que fizemos um por dia, deixamos dois dias para curtirmos as praias de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. Alugamos triciclos, fomos à feira de artesanato e passeamos de jangada até as piscinas naturais. Decidimos esses passeios de última hora e foi bem tranquilo negociar os valores, portanto nos divertimos muito sem gastar horrores.

Aproveito para sugerir um restaurante que nos encantou, o Bodega do Sertão é uma excelente opção para quem quer experimentar os pratos típicos nordestinos. Amei esse restaurante e recomendo!

Foram dias incríveis, passaria fácil mais uma semana ali. Se você ainda não conhece, inclua Maceió em seus planos de viagens que com certeza você vai amar. 

Confira o roteiro da Andréa por Maceió, um dos lugares mais surpreendentes do Brasil 

Brejo Paraibano/PB

Por Sabrina Albuquerque, do Blog Viaje Sem Pacote

Brejo paraibano, um dos lugares mais surpreendentes para conhecer e visitar no Brasil.
Imagem: Acervo pessoal da Sabrina

O Brejo Paraibano, localizado na Serra da Borborema, reúne 15 cidades com temperaturas amenas em boa parte do ano. No inverno, os termômetros registram 15ºC, atraindo pessoas à procura daquele friozinho gostoso da serra. A região, distante 130 km da capital João Pessoa, é um destino de turismo rural, com casarios históricos, engenhos de cana-de-açúcar e cachoeiras.

O acesso se dá pela BR-230, uma rodovia duplicada e bem sinalizada. É só seguir nessa rodovia até a cidade de Juarez Távora e de lá continuar na PB-079. Seguindo na estrada estadual, se chega a Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro que faz parte do Brejo Paraibano.

No site do Brejo Paraibano você encontra informações sobre os atrativos turísticos, hospedagem e gastronomia das 15 cidades. Destacamos aqui o que mais gostamos na região.

Imagem: Acervo pessoal da Sabrina

Degustação no Engenho Lagoa Grande/ Alagoa Grande: o passeio começa com um tour pelo engenho, onde é possível acompanhar a produção da cachaça Volúpia. Em seguida, todos se dirigem ao restaurante Banguê para a degustação de cinco rótulos de cachaça e cinco da linha frozen, uma espécie de coquetel. Valor do passeio: R$ 15 (valores em 2021).

Conhecer o casario histórico de Areia: Com mais de 400 imóveis, é tombado pelo Iphan. Destaque para o Casarão José Rufino de Almeida, onde é possível apreciar a beleza da arquitetura colonial ao mesmo tempo em que se constata as condições desumanas a que os escravos eram submetidos.

Turismo de aventura em Bananeiras: a bordo de um jipe, conhecemos o Lajedo Preto, local de difícil acesso de onde se tem uma vista panorâmica da zona rural da cidade. De lá, seguimos para um engenho de cana-de-açúcar e depois assistimos a um belíssimo pôr do sol no Cruzeiro de Roma.

Cachoeiras do Brejo Paraibano: entre os meses de maio e julho, as cachoeiras do Roncador e do Ouricuri são bastante procuradas devido ao grande volume de água. Os visitantes vão em busca de um banho refrescante ou de atividades mais radicais, como rapel.

Praia de Carneiros/PE

Por Elizabeth, do Blog ElizabethWerneck.com

Paria dos Carneiros em Pernambuco é um dos lugares mais lindos e surpreendentes para conhecer do Brasil.
A Praia de Carneiros é um paraíso no litoral sul de Pernambuco. Foi escolhida como uma das 15 praias mais bonitas do mundo pelos usuários do site Tripadvisor.
Imagem: Acervo pessoal da Elizabeth.

A Praia dos Carneiros está localizada no município de Tamandaré, no estado de Pernambuco. É considerada uma das praias mais bonitas do nosso Brasil.

Minha expectativa estava super alta para visitar esse reduto praiano. Logo eu, que, como adoro o mar, já visitei tantas praias bonitas pelo Brasil (e pelo mundo). Será que ia gostar? Será que seria tudo aquilo que sempre escutei? 

Carneiros é tudo isso e muito mais. 

É praia tranquila para quem busca um refúgio sem agitação; é natureza bruta pra quem gosta de ver de perto a fauna e flora; é gastronomia bem conceituada pra quem gosta de comer bem; é conforto pra quem gosta de se hospedar com charme e elegância; é destino para lua de mel para quem quer romantismo; é praia mansa adequada para crianças brincarem e tem muito  mais. 

Chegamos num domingo e passamos os primeiros dias da semana por aqui, talvez por isso não vimos a praia cheia, coisa que o pessoal costuma dizer, já que agora ela é famosa.  

Deixamos a mala no quarto e já fomos conhecer uma das principais estrelas desse cantinho do mundo: A bela e muito fotografada igrejinha na praia!

A pequena Igreja de São Benedito foi construída no século XVIII e é considerada um dos cartões-postais de Carneiros.  Imagem: Arquivo pessoal da Elizabeth.

Além de tirar muitas fotos em frente a igrejinha na praia curtimos também as incríveis piscinas naturais que aparecem durante a maré baixa. Juntamente com elas, por aqui existem muitas outras atrações, você não pode perder. 

Tutóia/MA

Por Renata Marques, aqui mesmo do Inda Vou Lá 🙂

Frequentemente ignorada pelos turistas de outros estados, a cidade de Tutóia é o pedacinho maranhense de um ecossistema formado por igarapés, mangues, dunas, e ilhas. Certamente é um dos lugares surpreendentes para conhecer no Brasil!

O contraste entre o verde das florestas, azul do céu, marrom das dunas e o vermelho fogo da plumagem das aves encantam as pessoas que observam a revoada de Guarás no final da tarde, quando eles se isolam em ilhas desertas para se protegerem dos predadores. 

Guarás ao fim do dia em Tutóia, Maranhão, um dos lugares surpreendentes do Brasil
Guarás ao fim do dia em Tutóia, Maranhão. Foto da autora.

Divisa entre os estados do Maranhão e Piauí, o rio Parnaíba deságua no mar formando o terceiro maior delta do mundo, abrindo-se em 5 braços e 73 ilhas fluviais. 

Desde 1996, uma APA (área de preservação ambiental) protege as espécies do Delta do Parnaíba, também conhecido como Delta das América.

Tutóia ainda é uma cidade tranquila e suas praias praticamente desertas podem ser bons refúgios em tempos de isolamento. Para visitar o Delta, é necessário realizar um passeio de barco.

Além do Delta, não deixe de conhecer suas praias e dunas, além de comer um peixe fresquinho na brasa com arroz de camarão no Restaurante Sarapó.

Tutóia, Maaranhão. Um dos lugares que podem te surpreender no Brasil.
Pôr do sol nos Pequenos Lençóis, em Tutóia/Maranhão. Foto da autora.

A cidade de Tutóia é um destino para o ano inteiro, já que as temperaturas estão sempre acima de 25 graus. No entanto, as chuvas podem atrapalhar entre janeiro e junho, sendo que março e abril são os meses mais chuvosos.

O acesso a Tutóia pode ser feito percorrendo-se 315 km desde São Luís, pela asfaltada (mas nem sempre em boas condições) BR 402. De Teresina são 340km. Além dessas capitais mais próximas, ali nas redondezas estão o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (70 km) e o Parque Nacional de Jericoacoara (320 km). Juntos, Lençóis, Delta e Jeri formam um roteiro turístico promovido pelo SEBRAE conhecido como Rota das Emoções

Lugares surpreendentes para conhecer no Centro-Oeste do Brasil

Aquilo que a gente pouco conhece pode nos surpreender ainda mais. E o Centro-Oeste do Brasil é assim, misterioso. Confira esse destino singular.

Bonito/MS

Por Paula Rocha, do Blog Viajando com a Mala Rosa.

Gruta do Lago Azul, em Bonito. Um dos lugares surpreendentes para conhecer no Brasil.
Gruta do Lago Azul. Imagem: Acervo Pessoal da Paula.

Se você é do tipo de pessoa que ama cachoeiras, grutas e o contato com a natureza, Bonito é o seu lugar!

Bonito está localizado na Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul, lá no centro oeste do Brasil. O destino é um dos mais famosos quando pensamos em ecoturismo nacional e olha, pensa em um lugar bonito, realmente faz jus ao nome! haha

A pequena cidade com pouco mais de 20 mil habitantes ficou super conhecida por suas grutas, cachoeiras e por ter alguns dos rios mais cristalinos do mundo. São diversos atrativos para a família inteira.

Parque das Cachoeiras em Bonito/MS
Parque das Cachoeiras. Imagem: Acervo Pessoal da Paula.

Bonito pode ser visitado em qualquer estação do ano, já que a temperatura não baixa dos 15ºC e não passa dos 31ºC. Apesar disso, o meio do ano é a alta temporada, pois tem um clima ameno e não há risco de chuvas. Juntando a temperatura com as férias escolares, viajar nessa época pode encarecer a sua viagem. #dica

Já eu visitei a cidade em setembro, era baixa temporada e estava quente, mas nem tanto e também não choveu. Pra mim foi perfeito e recomendo!

Flutuação no Rio Sucuri, Bonito/MS
Flutuação no Rio Sucuri. Imagem: Acervo Pessoal da Paula.

O que fazer em Bonito é o que não falta, mas a flutuação no Rio Sucuri, a visita à Gruta do Lago Azul e o passeio pelo Parque das Cachoeiras, as atrações que eu considero imperdíveis.

Ah e das tantas atrações de Bonito, comer também é uma delas! O peixe Piraputanga e a carne de jacaré são 2 iguarias que você tem que provar quando estiver por lá. Eu achei o Pastel de Jacaré gostoso e exótico kkk

Enfim, Bonito é espetacular de todos os ângulos e poder estar lá é um privilégio que a natureza nos deu!

Leia mais sobre O que fazer em Bonito,
no blog Viajando Com a Mala Rosa

Lugares surpreendentes para conhecer no Sudeste do Brasil

A região sudeste também tem seus encantos. Seja atrações culturais ou naturais, deixe-se surpreender!

São Paulo/SP

Por Roberto Cavarieri, do Blog De Lugar Nenhum

São paulo certamente é um dos lugares mais surpreendentes para no Brasil. Não deixe de conhecer
São Paulo. Foto da autora.

A capital do estado com o mesmo nome, São Paulo foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554. Uma cidade com 467 anos. 

Uma cidade que acolhe pessoas de todo o Brasil e do mundo, sempre tem alguém buscando uma oportunidade em São Paulo.

Lugares para conhecer em um domingo qualquer em São Paulo
Parque Ibirapuera

Você pode iniciar pela manhã um passeio no parque, é uma ótima pedida pra se conectar com a natureza em meio ao caos da cidade. O parque tem esculturas, o planetário, cafés e muito verde!

Avenida Paulista

Coração da cidade e um dos lugares mais movimentados, aos domingos a Avenida Paulista fica fechada para o lazer. Músicos de rua, pessoas andando em skates, bicicletas, patins e muita diversão. Tem muitas opções para todas as idades, tem muitos lugares pra comer, fazer compras e se divertir de montão.

Imagem: Acervo pessoal do Roberto
Pinacoteca

São Paulo é a cidade da arte e a Pinacoteca é um dos principais museus de arte do Brasil. Seu prédio foi construído em 1890 no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911. 

Imagem: Acervo pessoal do Roberto

Bairro da Liberdade

Conhecido como o bairro japonês, o bairro da Liberdade possui a maior concentração da comunidade nipônica da cidade. Todo sábado e domingo, tem uma feira ao ar livre com muito artesanato e comidas típicas, baratinhas e deliciosas! Vale muito a pena almoçar por lá e passar uma tarde fazendo compras tanto na feira, como nas lojas que ficam ao redor da feira.

Alto Caparaó/MG

Por Moisés Batista, do Blog Viajando Com Moisés.

lugares surpreendentes para conhecer no Brasil - Alto Caparaó - Pico da Bandeira
Alto Caparaó. Imagem: Acervo pessoal do Moisés

Alto Caparaó é uma cidade mineira na divisa com o Espírito Santo. É lá que está o terceiro pico mais alto e o mais acessível do Brasil, o Pico da Bandeira. O Pico da Bandeira está dentro do Parque Nacional do Caparaó na divisa entre os estados.

Uma das maiores atrações desta cidade é subir o Pico da Bandeira. Seus 2890 mts rendem uma boa caminhada que pode ser feita por qualquer pessoa com boas condições físicas. O mais interessante é que o pico em si é o caminho de ida e volta onde você passa no Vale Encantado e vê cachoeiras maravilhosas.

Uma outra atividade legal é você acampar no Parque Nacional do Caparaó e, durante a madrugada, levantar e caminhar até o Pico da Bandeira para ver o nascer do sol. É um momento único e você que gosta de um nascer do sol precisa ver esta beleza.

E você, amigo que gosta de saborear um café de qualidade, terá problemas por lá? De forma alguma, pois a altitude da cidade favorece um café de muita qualidade. Eu recomendo demais a ida à fazenda Ninho da Águia para pegar algumas explicações com o Sr. Aydes que com muita paciência nos explicou o processo de plantação e preparação do café e posteriormente nos levou para tomar o café da fazenda que leva nome. 

Café - Alto Caparaó - Pico da Bandeira
Alto Caparaó. Imagem: Acervo pessoal do Moisés

Por lá também não deixe de experimentar a comida mineira e seus pratos como frango com quiabo, feijão tropeiro e vaca atolada nos diversos restaurantes da cidade.

Veja o roteiro completo do Moisés em Alto Caparaó/MG

Ilha Grande/RJ

Por Joanna Pimentel, do Blog Viajo Caminhando 

Imagem: Acervo pessoal da Joanna

Já imaginou aproveitar um lugar sossegado perto da Cidade Maravilhosa com praia, cachoeira e, principalmente, tranquilidade? Então você precisa conhecer Ilha Grande, na cidade de Angra dos Reis!

A ilha atrai visitantes de todo o mundo e você escuta várias línguas enquanto passeia por lá. Apesar disso, há muitas praias vazias e bem preservadas em que você pode se refugiar.

Para os mais aventureiros, é possível fazer a volta à ilha em 6 dias, passando pelas diversas trilhas, praias e cachoeiras de Ilha Grande. Mas recomendo que você contrate um guia para não se perder.

Dentre tantas praias, onde me hospedar?

O bairro mais famoso da ilha é Abraão. Lá você encontra toda a estrutura turística necessária para a sua viagem, com muitos restaurantes, pousadas e agências de passeio.

Mas se você prefere um lugar isolado, de difícil acesso e que te proporcione a sensação de estar apenas você e o mar, então recomendo que se hospede na Praia de Aventureiro. Lá você acampa dormindo observando o céu estrelado e acordando olhando o mar verde.

Outra ótima opção é a Praia de Parnaioca. Ela ainda permite que você aproveite uma cachoeira, tornando sua experiência em Ilha Grande ainda mais gostosa.

Imagem: Acervo pessoal da Joanna

E quais são os passeios de Ilha Grande?

Além de curtir as dezenas de praias da ilha, você pode fazer várias atividades por lá. Trilhas e passeios de barco são as opções mais comuns. 

Não deixe de alugar um snorkel porque a vida marinha da ilha é incrível e você poderá apreciar muitos peixinhos por lá.

Imagem: Acervo pessoal da Joanna

Então, gostou da Ilha Grande?

Conheça também a cidade vizinha, Paraty, no blog da Joanna

Lugares surpreendentes para conhecer no Sul do Brasil

A região sul do Brasil também tem seus lugarzinhos especiais. Confira nossas indicações lugares para se surpreender.

Morro Grande/SC

Por Claudia Tiscoski, do Blog Família na Trilha 

Trilha em Morro Grande/SC, Lugares surpreendentes para conhecer no Brasil
Imagem: Acervo pessoal da Claudia

O Caminho dos Cânions é uma região turística de Santa Catarina, no extremo sul do Estado. São 15 municípios, mas o mais conhecido é Praia Grande, onde estão localizadas as baixadas dos cânions como o Itaimbezinho e o Malacara. Porém é possível desfrutar as belezas naturais da região em muitos dos outros municípios, curtindo atrativos menos conhecidos e praticando o turismo de isolamento.

Vamos compartilhar nossa experiência na cidade de Morro Grande, distante 77 km de Praia Grande e 247 km de Florianópolis.

Passamos os dias na Pousada Saltinho, que além de oferecer casas e chalés com toda a estrutura para a família preparar as próprias refeições, ainda oferece uma extensa área verde, com opções de trilhas, parque infantil e campo de futebol.

Imagem: Acervo pessoal da Claudia

Se preferir, a pousada oferece as refeições no restaurante, com agendamento e respeitando as normas da vigilância epidemiológica.

Nosso grande objetivo foram as trilhas, então vamos listar as duas que conhecemos em Morro Grande.

Paleotocas e Queda do Risco

São duas trilhas que compartilham os primeiros 1.600 m. Fazendo as duas caminhamos cerca de 8 km admirando a Serra Geral a partir da base. O início está na localidade de Três Barras, há cerca de 18 km da Pousada Saltinho.

As paleotocas são um grande conjunto de túneis, cuja escavação é atribuída à megafauna pré-histórica (tatus e preguiças gigantes), há mais de 10 mil anos. São túneis extensos, através dos quais podemos caminhar, um local que de acordo com a história também foi utilizado por índios que habitavam a região.

Em seguida, visitamos a Queda do Risco, uma cachoeira que recebe este nome porque a água escorre no paredão rochoso, formando um risco. Nas épocas mais chuvosas do ano, uma pequena área para banho se forma na base da queda.

Imagem: Acervo pessoal da Claudia
Cachoeira do Bizungo

Localizada próximo à região das paleotocas. Uma caminhada de 7,6 km que leva a uma queda d’água de 110 metros de altura, com uma grande área para banho na base.

Outros atrativos da região

Já pesquisamos sobre pelo menos mais quatro cachoeiras e alguns cânions belíssimos, motivo que nos faz destacar esse destino como um dos lugares mais surpreendentes para conhecer no Brasil e nos faz querer voltar outras vezes para essa região.

Confira o roteiro completo da Claudia por Morro Grande

Serras Gaúchas/RS 

Por Luiz Araujo, do blog Luiz Por Aí

Imagem: Gramado, por Renato Soares – MTUR

Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, qual escolher? Por que não um pouquinho de cada?

As Serras Gaúchas têm um encanto único no Brasil. É linda em qualquer estação do ano. Têm atrativos para todos os gostos e para todas as idades.

Em Gramado, você pode se deliciar com chocolates, fazer tour de cervejas artesanais, andar de pedalinho no Lago Negro, passear pela rua torta, fazer compras e comer fondue, se divertir com as crianças no mini mundo além claro, de passear na rua fechada para escolher onde vai jantar.

Gramado. Imagem: Acervo pessoal do Luiz

Já em Canela, a Catedral de Pedra impressiona pela imponência, o parque Caracol é uma delícia para passar o dia vendo a imensa cachoeira antes de um piquenique. Lá você também pode provar o famoso queijo colonial puro ou curado no vinho tinto.

Caxias do Sul é uma cidade maior e tem até aeroporto. Mas nem por isso deixa de ter seus encantos. Admire as araucárias gigantes no Parque Cinquentenário e as dezenas de obras de arte da igreja de São Pelegrino. É lá também que acontece a famosa Festa Nacional da Uva, um grande evento bienal que reúne produtores e consumidores de produtos relacionados à uva e ao vinho.

Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, é famosa pelas inúmeras vinícolas que merecem ser degustadas com bastante calma. Não deixe de conhecer o passeio de Maria Fumaça que te leva para conhecer Carlos Barbosa e ainda passa pela charmosa Garibaldi. Conhecer o legado dos imigrantes italianos nos Caminhos de Pedra é outro passeio imperdível por lá.

Imagem: Acervo pessoal do Luiz

E as Serras Gaúchas não param por aí. Farroupilha, Nova Petrópolis, Flores da Cunha e São Francisco de Paula são algumas das outras cidades, menos famosas no turismo, mas não menos charmosas que compõem esse lugar tão delicioso que merece ser visitado muitas vezes na vida!

Quais desses lugares surpreendentes você quer conhecer no Brasil?

Agora que você já conferiu essa listinha de lugares surpreendentes no Brasil que eu e meus amigos blogueiros de viagens fizemos, quero saber quais você gostaria de conhecer? Tem algum que gostaria de acrescentar nessa lista?

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

10 respostas

  1. Renata, esse definitivamente é um dos posts mais completos sobre os destinos do Brasil que já vi pela mundo dos blogs. É daqueles que precisam ser guardados no coração. Um giro pelo Brasil com muita emoção impressa por cada um que participou da construção desse texto! Lugares e fotos surpreendentes que merecem ser cuidadosamente visitados.

    1. Lugares tão distintos e tão fascinantes, não é? Espero que em breve a gente esteja livre para viajar por todos eles!

  2. Quantos lugares lindos no nosso Brasilzão! Cada um com sua essência e charme particular.
    Adorei o artigo desses lugares surpeendentes e já vou fazer minha listinha com os favoritos para conhecer hehe 😉

  3. Nossa, eu que adoro listas adorei essa! Esses lugares para se conhecer em nosso Brasil são realmente muito surpreendentes! Informações muito completas, e isso é fundamental.
    Adorei! Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar!
    Beijinhos

  4. Adorei a lista de lugares surpreendentes pra se conhecer no Brasil, nosso país é tão grande e tem tanta cultura diferente, tanta coisa pra ser vista que dá pra falar e ver coisas durante um tempão. Eu amei as dicas e quero conhecer todos os que ainda não fui!

  5. Eu amei essa lista! Deu vontade de conhecer todos esses lugares surpreendentes que ainda não conheci e voltar nos que já fui. Sonho conhecer o Jalapão e Ilha Grande é um dos meus lugares favoritos no mundo. Nosso Brasil é incrível e belíssimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.