O que fazer em Nova Delhi, Índia – Roteiro de um dia

Nova Delhi (ou New Delhi) é a capital da Índia e a principal porta de entrada no país. A região próxima da capital atrai milhares de turistas todos os anos para visitar o famoso triângulo dourado e para visitar uma das mais belas obras de amor, o Taj Mahal.

Delhi oferece diversas atrações turísticas, monumentos históricos, templos de diversas religiões, culinária diversificada, e um trânsito que pode deixar qualquer um maluco.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp da Índia

Nova Delhi: Templos das principais religiões

Quase 80% dos indianos são hinduístas, mas outras religiões também fazem parte da vida dos indianos como a religião islâmica, cristã, jainistas, sikhistas, budista e outros com menor percentual.

Gosto muito de escutar, aprender e conhecer as diversas religiões pelo mundo. Ver a fé das pessoas e aprender o que cada religião tem de melhor faz com que esse roteiro sugerido seja algo que me encante. Então, se eu tivesse apenas um dia de roteiro para aproveitar Delhi, eu visitaria os principais templos das diferentes religiões presentes no país.

Templo de Akshardham (Hinduísmo)

O Templo de Akshardham é o maior templo hindu do mundo e recebe milhares de visitas diariamente. O templo é detentor do recorde mundial e foi registrado pelo Guinness Book.

Mais impressionante, na minha opinião, são os detalhes das obras de arte realizado pelos artesãos. Olhem os detalhes das colunas, do teto e das paredes. Muitas peças trabalhadas em pedras únicas. Observem também os tipos de pedras utilizadas. Reparem na arquitetura do complexo como um todo e no cuidado e preservação que eles oferecem para esse local.

Akshardam Templo Hindu em Nova Delhi

PanDICAS sobre o templo:

  • A entrada é gratuita;
  • O templo é fechado às segundas;
  • É proibido entrar com qualquer tipo de eletrônico, celular, câmera, comidas (água pode), maquiagem,… A dica aqui é levar apenas a carteira com dinheiro e água. Na entrada do templo, existe um guarda-volumes caso você não tenha onde deixar seus pertences;
  • Chegue no horário da abertura. Com o passar das horas o templo costuma encher e ter filas grandes para entrar;
  • Após a entrada, você pode comprar um guia impresso que custa 5 rúpias (20 centavos de real). Nesse guia tem curiosidades sobre as obras e construções;
  • Existe um guarda-volume próximo ao templo principal onde você pode deixar seu calçado.

Ao final do caminho, existe uma lojinha de souvenirs com preços bem interessantes. Lá você vai encontrar de ímã de geladeira à ervas medicinais. Tem bastante opções.

Além da lojinha de souvenirs, lá também tem restaurantes, lanchonetes e sorveteria (não deixe de provar soverte de rosas).

Lotus Temple (Bahá’i)

O Templo de Lotus é uma casa de adoração Bahá’i. Esse templo já ganhou diversos prêmios de arquitetura. Sua construção foi inspirada numa flor de lótus e realmente possui uma construção fora do comum. Possui, na minha opinião, uma das arquiteturas de templo mais linda dos templos que já visitei.

Templo Bahai na Índia

Assim como grande parte dos templos, o acesso a nave principal é feito descalço e existe um local onde você pode deixar seu calçado. Antes de entrar no templo, haverá uma explicação dos voluntários em inglês e hindi. Um das informações principais é que dentro do templo não é permitido filmar nem fotografar.

O templo é aberto a visitação das 9h às 17h (exceto às segundas que é fechado) e a entrada aqui também é gratuita.

Sikh Temple (Sikhismo)

O sikhismo foi uma das religiões que mais me impressionou na Índia. Eles representam apenas 1,7% da população indiana e tem um trabalho belíssimo na área social.

Próximo ao portal de entrada do templo, existe uma sala de informações turísticas (Tourist Information). Nessa sala você recebe as primeiras informações do local e da religião sikhista, deixa o seu calçado e faz uma visita guiada no complexo.

Templo Sikh em Nova Delhi

Confesso que me emocionei na primeira vez que visitei o local. Centenas de pessoas doando mantimentos, doando tempo, doando amor,… é impressionante.

Lá no templo eles fornecem milhares de refeições diárias gratuitamente durante o café, almoço e jantar. Possuem acomodação gratuita onde você pode ficar hospedado até 3 noites. No hospital sikhista você tem atendimento gratuito. Ou seja, achei impressionante o trabalho social que eles oferecem para TODO MUNDO. E você não precisa ser sikhista para ter algum tipo de atendimento.

Jama Masjid (Islamismo)

A maior mesquista da índia com capacidade para abrigar 25 mil fieis, foi construído de arenito vermelho (red sandstone) e fica localizado em frente ao Forte Vermelho (Red Fort).

Mesquita Jama Masjid o que fazer em nova delhi

Os minaretes tocam 5x ao dia convidando os muçulmanos para suas orações diárias e milhares de indianos passeiam e oram pelo pátio da mesquita.

Bônus: Chandni Chowk Market

Após terminar a visita pelos templos das principais religiões de Nova Delhi, você pode sair caminhando do Jama Masjid pelas ruelas do Mercado de Chandni Chowk. Nesse mercado é possível encontrar diversos artesanatos, bijuterias, pratas e especiarias. Se você for como eu, deixe as ruelas te levar pelo desconhecido e simplesmente perca-se. =)

Como se locomover em Nova Delhi?

Para se locomover por Delhi você pode andar de uber, tuktuk, carro privado ou metrô. Recomendo umas das três primeiras opções.

Uber e tuktuk sai em média de 100 a 150 rúpias por trecho. Já um carro particular vai custar entre 20 e 30 dólares (1400 a 2100 rúpias) para rodar com você o dia inteiro e te levar pra onde você quiser. Eu gosto muito dessa opção também.

Onde ficar em Nova Delhi?

Os bairros Connaught Place e Paharganj (considerado o bairro dos mochileiros) possuem as melhores localizações e boas opções de hotel para quem vai passar poucos dias na cidade.

Em Paharganj, sugiro o Grand Uddhav Hotel. Um hotel 3 estrelas com boa estrutura e localizado no coração do bairro.

Para quem gosta um pouco mais de conforto, temos boas recomendações do The Lalit New Delhi, um hotel 5 estrelas que fica bem próximo do Connaught Place.

Viagens em Grupo para Índia

Panda, ainda assim com todas essas informações lindas e maravilhosas, será que tem alguma viagem em grupo para Índia que vocês organizam? TEM SIM!!! Acompanhe na nossa página de Viagens em Grupo as próximas datas e cadastre seu e-mail para receber as ofertas de lançamento. Vai ser muito bom ter você viajando com a gente. Vamos nessa?

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

José Panda

José Panda é engenheiro "elétrico" aposentado com especialização em Gerenciamento de Projetos. Nascido, criado e estudado em São Luís do Maranhão. Apaixonado por viagens, fotografia e finanças pessoais. Realizou a primeira volta ao mundo em 2017 e planeja a próxima volta ao mundo em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *