Xcaret vale a pena? Relato da nossa experiência nesse parque em Cancún

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Visitamos um dos principais parques em Cancún e trouxemos nossa análise: O Parque Xcaret vale a pena? Contamos pra você tudo que descobrimos sobre esse lugar!

O que é o Parque Xcaret?

Localizado há apenas 10km de Playa del Carmen, o Xcaret park é uma das atrações preferidas dos turistas na região de Cancún.

O Xcaret, assim como o Xel-Há, é um parque ecológico/aquático, mas acrescenta um outro ingrediente à sua receita de sucesso – arqueologia e cultura Maia. O parque foi construído em uma Zona Arqueológica, então, além de todas as atrações, você também vai encontrar algumas ruínas da civilização Maia.

Entretanto, apesar de tudo isso ser absolutamente incrível, o melhor do Xcaret – e o que o diferencia ainda mais do Xel-Há – é o show de cultura mexicana, que ocorre no final do dia. Simplesmente único!

+ Leia também: O que fazer em Cancún? Guia com + de 50 atrações

Quanto custa a entrada para o Parque Xcaret? Vale a pena?

Em 2021, o ingresso do Xcaret mais simples custa 99 dólares e o ingresso Xcaret Plus (que inclui equipamento de snorkel + 1 refeição com bebidas + acesso às instalações da área plus) custa 139 dólares.

O Xcaret não é all-inclusive e, além da entrada, você precisará pagar todo seu consumo, guarda-volumes e qualquer outra atividade opcional. Outra opção é comprar o pacote Xcaret plus, que inclui uma refeição com bebidas e o equipamento de snorkel. Existem vários outros opcionais, que podem incluir transporte, alimentação, jantar durante o espetáculo, ou serem combinados com o Xel-há ou XPlor.

Programe-se! Pela internet, você pode obter de 10% de desconto se comprar com 7 dias de antecedência ou 15% no caso de 21 dias ou mais.

+ Leia também: Vale a pena comprar o ingresso do Xcaret antecipado?

Além do ticket básico, existe outro ticket que eu achei super interessante (e que foi o que eu usei em 2016) foi o ticket noturno – que te dá acesso a partir das 16h.  O valor é 81 dólares, mas também há desconto no caso de compra antecipada. Esse ticket noturno você ainda pode combinar com um jantar, que é servido durante o show.

Xcaret Eco Park cultura mexicana, folclore e sabores típicos, rios subterrâneos em Cancun e Riviera Maya.

O que fazer no parque Xcaret?

No Xcaret você vai encontrar, dentre muitas outras coisas, um aquário de recifes, tartarugas marinhas, muitas araras, rio subterrâneo, canaletas de snorkel, nado com golfinhos e arraias, museu de orquídeas e bromélias, cenotes e rios subterrâneos. Nessa parte, ele é bem parecido com o Xel-Há.

Além disso, no final do dia tem o show México Espetacular, que mostra a cultura Maia e danças típicas de várias partes do México. O parque é enorme e dá pra passar um dia inteiro ou até mais de um. Esse show do Xcaret é incrível e certamente vale muito a pena ficar para assistir!

Veja algumas fotos das minhas visitas no Xcaret (fui em 2016 e 2021).

Vale a pena combinar o Xcaret com outra atração?

Quando a gente monta um roteiro de viagem, como a gente já ensinou aqui no blog, uma das coisas que a gente sempre quer saber é quais atrações podem ser combinadas no mesmo dia. No caso do Parque Xcaret, o ideal é dedicar um dia inteiro a ele, pois tem MUITA coisa para aproveitar. Aliás, se você gostar muito desse estilo de atração – e estiver bem da grana e de tempo, dá pra passar até mesmo dois dias inteiros muito bem aproveitados.

+ Leia também: Como montar um roteiro de viagem perfeito

Mas se você está pensando em cortar o parque do seu roteiro porque não tem tempo, você pode pensar no passe noturno do Xcaret (entrada a partir de 16h).

Mas atenção! O passe noturno é pra quem quer ir ao Xcaret pelo show. Você pode entrar a partir das 16h, mas as atrações fecham às 17h. Depois disso, todo mundo se encaminha para a arena onde é realizado o show. Então, você só vai ter uma hora pra curtir o parque (o que não é suficiente, claro!).

Daí, se você estiver de carro consegue combinar o Xcaret com Akumal e/ou Ruínas de Tulum. Nesse caso, vá direto para as ruínas de Tulum e depois dê uma paradinha na baía de Akumal para nadar com as tartarugas. Se você for sem guia, em cerca de meia hora dá pra curtir as tartarugas. De Akumal para o Xcaret são 25km.

+ Leia também: Roteiro de 7 dias em Cancún e Playa del Carmen

Preciso de protetor solar biodegradável?

Da mesma forma que relatamos com relação ao Xel-há, nós não fomos revistados ou orientados quanto ao protetor solar biodegradável. Entretanto, já havíamos comprado então usamos. Fica da consciência de cada um. 🙂

praia no xcaret, vale a pena?

Como otimizar seu tempo no Xcaret

Para planejar com antecedência o que você quer fazer no Xcaret, minha sugestão é que você tente entender o parque a partir do mapa e assim planejar os lugares que gostaria de visitar. Você pode optar por querer percorrer o parque inteiro ou sentar quieto num lugar e relaxar.

Mapa do Xcaret - vale a pena visitar?

Para baixar o mapa do parque em alta resolução, clique com o botão direito nesse link e escolha a opção “Salvar link como”.

Você também pode baixar o app do Xcaret, na lojinha de aplicativos do seu celular.

Xcaret vale a pena mesmo? Relato da nossa experiência

Como nosso planejamento em Cancún só nos dava 1 dia livre para curtir os parques, teríamos que escolher entre o Xel-Há ou Xcaret. Eu queria o all inclusive de um com o show do outro. Ficamos pensando: será que o show do Xcaret vale a pena? Será que eles não poderiam atender meus desejos? Contornamos essa situação optando pelo passe noturno do Xcaret, que permite acesso a partir das 16h (encaixamos num dia que nossa programação era mais “light”).

Não montou ainda seu roteiro? Leia nosso artigo  Férias no paraíso – Roteiro de 7 dias em Cancún e Playa Del Carmen.

Como foi nossa visita ao Parque Xcaret

Quando chegamos, fomos direto ao início dos rios subterrâneos. Colocamos nossos pertences numa sacola para recebê-los ao final do rio (serviço grátis). Não tínhamos tempo para testar todos os rios, então escolhemos o mais diferente do rio que fomos no Xel-Há. Era quase totalmente subterrâneo. É bem escuro, mas sempre é possível enxergar na penumbra. Foi interessante, mas nada de excepcional. Se tivéssemos mais tempo, daria para fazer snorkel.

Pegamos nossas coisas e fomos caminhar pelo parque. Seguimos uma das rotas sugeridas, passamos rapidamente pelo aquário de corais,  tanques das tartarugas marinhas e outros. Tudo durou cerca de 1 hora.

Às 17 horas, tudo fecha. Lanchonetes e atrações. Nada resta a fazer, senão ir para a arena onde é realizado o show “México Espetacular”.

Como é o show México Espetacular?

O parque todo entra no clima e você vê os personagens espalhados na entrada, consegue tirar fotos com os mesmos. Eu me senti como se tivesse entrando em um outro mundo. Curti muito esse clima desde “antes do show”.

O show foi mágico! Alta produção.

É um misto de “abertura de copa do mundo” com “desfile de escola de samba”. A apresentação passeia pelas origem do México e danças típicas de regiões variadas. Fica tudo mais lindo ainda iluminado por velinhas que são entregues e acesas logo no início.

Curti demais. 

Apesar de ter sido bem corrida a parte do parque em si, fiquei muito feliz por não ter excluído o Xcaret do meu roteiro!

+ Compre aqui: Ingresso XCaret noturno com desconto

Xel-Há ou Xcaret: Qual escolher?

Se você ainda está na dúvida sobre os dois parques, leia nosso comparativo e sabia qual escolher: Xel-há ou Xcaret: Qual o melhor parque em Cancún?

E você? Já esteve no parque? Acha que o Parque Xcaret vale a pena?

Conta pra gente o que achou ou deixe sua pergunta sobre esse parque incrível!

O prazer de

planejar viagens

sem perder horas e horas

Conheça as planilhas de planejamento que reúnem em um só lugar todas as informações essenciais para cada destino que você quer visitar.

5 respostas

  1. Não recomendo. Não dizem que tudo fecha as 17h. Nada de especial para justificar os 129 dólares com alimentação, que é horrível

    1. Oi Larissa, é uma pena que você não tenha curtido. Nós amamos a experiência! Infelizmente, nenhuma atração agrada todo mundo, né?

  2. Oi Renata!

    Adorei seu post!
    Mas gostaria de saber, se no Xcaret, é possível entrar com comida na mochila.

    Vc sabe algo a respeito?

    Abracos!!!

    1. Na verdade não é permitido, mas nem sempre revistam as mochilas. Muita gente entra com comida.

      Lá dentro tem bastante opção de comidas e se pegar o ingresso Plus já tem o almoço . 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.