Os melhores grupos de viagem no WhatsApp – Lista completa e atualizada!

Grupos de whatsapp - Capa

Já faz algum tempo que os viajantes mais antenados descartaram os guias impressos na hora de planejar uma viagem. Lonely planet, guia da folha, cada dia anda mais incomum alguém comprar um guia desses. O motivo? Busca por informações mais atualizadas e de forma mais prática. O que está bombando na cidade? Quais as festas dessa semana? Que dia será o festival este ano? Essas são informações que nenhum guia de viagem impresso conseguirá repassar.

Então vieram os blogs que, por sua característica digital, são atualizados 1000 vezes mais rápido! Mas a velocidade de atualização dos blogs ainda não foi suficiente aos usuários mais dinâmicos que resolveram migrar para…

Grupos de viagem no WhatsApp ! Isso mesmo, o WhatsApp é a nova forma que os viajantes encontraram para encontrar dicas quentes sobre viagens!

Por que usar o WhatsApp para planejar viagens?

A grande vantagem em utilizar os grupos de viagem no WhatsApp para conseguir informações e planejar sua viagem é a agilidade em conseguir informações atualizadas sobre um determinado local. Mas atualizadas do tipo “praticamente em tempo real”. Aconteceu no local, saiu no grupo – antes mesmo de blogs ou jornais reportarem qualquer coisa.

Além disso, a comunicação costuma ser rápida. Postou uma dúvida, em menos de 5 minutos várias pessoas já tentaram te ajudar de alguma forma.

Com os grupos, você ainda tem chances de interagir com pessoas que estão no local que você deseja visitar. Muitas vezes, inclusive, é possível conversar com pessoas que moram no local ou que já visitaram o lugar em várias oportunidades.

Os melhores grupos de viagem no WhatsApp - Lista completa e atualizada!

Os grupos não são falantes demais?

Com certeza. Imagine cerca de 200 pessoas reunidas falando de um local que foram recentemente ou que querem muito conhecer. Não dá outra! É fácil um grupo chegar a cerca de 300 mensagens em uma hora. Não tem como acompanhar? Basta silenciar o grupo! Assim seu celular não fica apitando a cada mensagem recebida.

Quando você tiver tempo e interesse, entra, faz uma leitura dinâmica a procura de algo relevante – ou ignora tudo simplesmente. A escolha de interagir ou não no grupo é sua!

Principais regras dos grupos de viagem no WhatsApp

Para que a convivência entre várias pessoas diferentes dê certo, alguns grupos podem estipular algumas regrinhas. Veja as mais comuns:

  • Deixe o “Bom Dia” acompanhado de imagens fofinhas para o grupo da família.
  • Evite o spam (nada de ficar divulgando serviços de banho e tosa no grupo de viagens!)
  • Não compartilhe correntes. O Spotify não está dando um mês de assinatura nem a Apple distribuindo iPhones aos primeiros 1.000 que clicarem. Além de ser incômodo, grande parte desses links são vírus!
  • Se não pode ajudar, não atrapalhe. Muitas vezes as pessoas vão fazer mil vezes a mesma pergunta. Sempre terá alguém disposto a ajudar. Se você não tem a paciência necessária pra isso, deixe que outra pessoa responda a pergunta pela milionésima vez.
Os melhores grupos de viagem no WhatsApp - Lista completa e atualizada!
Regras de convivência nos grupos de viagem no WhatsApp

Cuidados ao utilizar os grupos

Estar no meio de pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo é ótimo, mas tem seus riscos. Nunca saberemos quem são as pessoas que realmente estão por trás de cada número. Por isso, é importante nunca revelar nenhum dado pessoal no grupo. Isso vale inclusive para fotos do seu cartão de embarque com o código de barras – seus dados estão todos ali e podem facilmente ser lidos por pessoas má intencionadas!

Além disso, nunca confie cegamente em nenhuma informação prestada, especialmente se ela for muito importante. Atenção especial a procedimentos de visto, documentação obrigatória e outras informações que possam te causar transtorno se estiverem incorreta. Também não acredite em excelentes promoções de passagem muito abaixo do mercado que alguém ofereceu por lá – especialmente se você tiver que depositar dinheiro na conta da pessoa!

Tenha também, claro, o cuidado de nunca prestar informações incorretas no grupo.  Por exemplo, se um documento era obrigatório, você não levou e “não deu nada”, não quer dizer que ele deixou de ser. Se você sai dizendo por aí que “não precisa, não me pediram”, alguém pode ser multado ou impedido de entrar em um país.

Atenção especial: grupos de bug

Você sabe o que é um bug de viagem? Basicamente é quando os viajantes encontram um preço muito baixo numa passagem. Baixo, mas tão baixo, que geralmente foi causado por um erro da companhia aérea. Um exemplo ocorreu em 2016, quando a Klm vendeu passagens para Amsterdã, ida e volta, por R$600,00. Saiba mais sobre bugs de viagem no site Falando de Viagem.

Quando um bug ocorre a informação começa a correr e você precisa agir rápido! Em geral, uma ou duas horas no máximo e os preços retornam ao normal. Por isso, os viajantes do zapzap inventaram uma outra categoria de grupos de viagem: os grupos de bug! Esses grupos são um pouco diferentes dos demais.

Como a ideia é alertar as pessoas que um bug ocorreu, essa informação não pode ficar perdida no meio de 500 mensagens do dia. Todo mundo precisa saber que se teve mensagem no grupo, é porque tem um bug. Assim, pode agir rápido! Por isso, nos grupos de bug, o chat (bater papo) é extremamente proibido. Nos grupos mais “sérios”, qualquer “oi” vai resultar na pessoa sendo banida do grupo.

Além de tudo isso, sugiro que você nunca silencie o grupo de bug. Afinal, se o bug ocorrer você quer ser notificado, não?

Como entrar nos grupos de viagem no WhatsApp

Fazer parte dos grupos de viagem no WhatsApp é bem simples. Basta clicar no link de convite e confirmar! Atenção: Os links podem não funcionar no computador – mas funcionarão direitinho se clicar pelo celular ou se tiver o aplicativo do WhatsApp no seu computador (o WhatsApp web não serve!).

Vou deixar aqui listados alguns grupos de WhatsApp que conheço, mas cabe uma ressalva: os links dos grupos estão em constante mudança.Se não conseguir entrar em algum grupo que deseje, deixe nos comentários e eu farei o possível para encontrar um novo link pra você.

Além disso, os grupos tem limites de participantes e muitas vezes podem lotar. Se isso acontecer, é necessário ficar testando, pois a rotatividade é grande: o tempo todo tem gente entrando e saindo! 

Se não encontrar o grupo que gostaria, entre em outro grupo e pergunte. As pessoas podem conhecer outros grupos que não estão aqui!

Os melhores grupos de viagem

(Clique no título para ver a relação de grupos!)

Os melhores grupos de viagem no WhatsApp - Lista completa e atualizada!

11 comments

  1. Ola Renata estou eu Surabaya Indonésia e os 2 links da Indonésia da erro que nao corresponde a um link , isso acessando pelo meu Phone se puder me colocar em contato com o grupo ou outro link agradeco.
    Marcelo Donadon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *