Chip de internet Europa: conheça o chip (gratuito) da Giffgaff

Não tem mais volta: ninguém quer ficar desconectado durante a viagem! Seja para manter contato com a família, usar mapas ou postar nas redes sociais, ter internet enquanto viaja é quase essencial. Neste artigo falamos sobre a GiffGaff, o chip de internet na Europa que escolhemos pra usar no Reino Unido e outros países!

Chip de internet na Europa: será que eu preciso?

Eu sei que cada pessoa tem necessidades diferentes, e por isso é preciso avaliar caso a caso.

Mas tem uma coisa que quero deixar bem claro: é absolutamente possível viajar pela Europa sem gastar dinheiro com chip de internet.

Se você precisa economizar ao máximo ou prefere gastar seu dinheiro em outras coisas, a chave é planejar bem a viagem! Você pode baixar mapas offline, planejar seu roteiro antes de sair do hotel e se conectar nos Mc Donald’s da vida, sempre que precisar consultar alguma coisa. É bem fácil achar wifi gratuito nos restaurantes e atrações da Europa.

Leia também:

Outras pessoas, no entanto, precisam estar conectadas o tempo todo: trabalho, família ou fazer lives. Não estamos aqui pra julgar ninguém. rs Se esse é seu caso, então o ideal é ter um bom chip, com uma boa franquia de dados e velocidade 4G.

Chip local ou chip internacional: Qual a melhor opção para ter internet na viagem pela Europa?

Para decidir qual dos dois tipos de chip é o ideal pra você, vamos entender um pouquinho melhor cada um.

Chip internacional

Existem diversas formas de ter internet em outro país. Uma das mais conhecidas é comprar um chip internacional, como a EasySim4U. Com um chip internacional, você compra o plano antecipado e já chega conectado no país.

Além disso, se você for visitar vários países em sequência, que não tenham nenhum tipo de acordo, pode valer muito a pena comprar um chip único que funcione a viagem inteira.

+ Clique aqui para conhecer os planos e cobertura da EasySim4U

Chip local

Para algumas pessoas, no entanto, a comodidade de chegar conectado com um chip internacional não compensa o valor pago. Nesses casos, a saída é comprar um chip do país de destino, que costuma ser mais barato do que os internacionais. A maior desvantagem é ter que resolver isso quando chegar por lá.

O melhor chip local para escolher, vai depender do país que você estiver visitando. Na Europa, Vodafone, Orange, O2, Three e Tim são boas operadoras e funcionam nos países da união europeia. No entanto, cada uma delas vende em alguns países apenas (não todos).

Além dessas que eu citei e que são muito conhecidas, existe tamém a GiffGaff. A GiffGaff foi minha operadora enquanto eu morei em Londres e, em 2017, contratei novamente quando voltei à Europa. É sobre ela que vamos falar hoje. 🙂

O que é a GiffGaff?

A GiffGaff é uma operadora de internet da Europa, que tem sua sede no Reino Unido. Por isso, ela é recomendada para quem vai iniciar a viagem por Londres ou outra cidade do UK.

No entanto, o chip vai funcionar em toda a União Europeia, devido a uma regulamentação recente. Com essa regulamentação, as operadoras ficaram proibidas de cobrar roaming internacional dentro da UE.

O mapa abaixo mostra (em preto) todos os países em que é possível usar o chip da GiffGaff sem custo adicional, além do pacote de dados adquirido.

Chip de internet Europa: conheça o chip (gratuito) da Giffgaff

Por que eu gosto tanto da GiffGaff?

Bem, existem algumas razões… A primeira delas é que o chip é que você recebe o chip em casa (inclusive no Brasil) de forma absolutamente free.

Isso mesmo, é grátis.

Sabe aquela história de “vou pedir, depois eu decido”? Pois é, dá pra fazer isso com a GiffGaff.

Além disso, o custo benefício dos pacotes de dados da GiffGaff é muito bom, comparado aos demais chips de internet da Europa. Ela é mais ou menos como o Tim Beta, aqui no Brasil: uns planos com internet que não acaba nunca, com bons preços. Dá pra se manter conectado a partir de 5 libras. Um plano de dados ilimitado custa 25 libras.

Leia também:

Leia também:

Como solicitar um chip de internet para Europa com a GiffGaff

É muito fácil pedir um chip de internet gratuito para usar na sua viagem à Europa. Basta acessar o site da GiffGaff e clicar em “Order your free sim”.

Na hora de solicitar, vão aparecer algumas opções de planos (Goodybag). Recomendamos escolher a opção “No thanks, I just want a free sim”.
Dessa forma, você estará pedindo um chip sem nenhum plano ativo, ou seja, sem custo. Daí, quando seu chip estiver em mãos, você ativa o plano que quiser!

Chip de internet Europa: conheça o chip (gratuito) da Giffgaff

Depois de escolher o plano (ou decidir não escolher nenhum plano), é só preencher endereço e aguardar chegar. O prazo que eles estimam para entrega no Brasil é a partir de 5 dias úteis.

Como ativar o chip de internet da GiffGaff?

Depois de receber seu chip em casa, você deve entrar no site da GiffGaff para ativá-lo. Para isso, deve-se informar o código de ativação que vem no próprio chip.

Link para ativar o chip: https://www.giffgaff.com/activate

Chip de internet Europa: conheça o chip (gratuito) da Giffgaff

Essa é a hora em que você vai finalmente precisar desembolsar alguma coisa. O pagamento é feito via cartão de crédito, que precisa estar habilitado para transações internacionais.

Existem duas possibilidades para ativar o chip: colocar crédito ou comprar um pacote. Vamos ver quando escolher cada um?

Opção 1: Colocar um crédito, sem comprar pacote

Essa é a opção ideal se você quer ativar o sim pra testar, mas ainda não vai viajar. Nesse caso, você vai adicionar um crédito e deixar ele paradinho (por favor, não vá usar aqui no Brasil, né!). Depois, quando sua viagem chegar, você compra um pacote, usando o esse crédito.

No entanto, não recomendo fazer essa compra com mais de 1 mês antes, pra evitar que seu saldo expire. Deixe pra fazer pertinho de embarcar.

Ah! Na hora de colocar o crédito, lembre-se de colocar um valor compatível com o plano que você quer comprar, pra não ter que fazer uma nova recarga depois.

Opção 2: Comprar um pacote (goodybag)

Se você já está prestes a embarcar, você pode comprar um pacote (goodybag). Na hora de comprar o pacote, tenha o cuidado de não deixar marcado para renovar automaticamente!

Os pacotes da GiffGaff valem por 30 dias ou até acabar a franquia contratada. Observe que, segundo as regras descritas no site, o plano ilimitado tem velocidade reduzida e pode não funcionar em outros países da Europa, após 20GB (o que é internet pra caramba)

Chip de internet Europa: conheça o chip (gratuito) da Giffgaff

Uma outra coisa bem legal é que se você esgotar seu pacote de dados, pode comprar outro, mesmo que não tenha completado os 30 dias.

Todas as compras e recargas devem ser feitas pelo site ou aplicativo. Não existem lojas físicas da GiffGaff.

Como fazer para usar pela primeira vez

Depois de colocar o crédito ou comprar o pacote, será gerado um número de telefone para o seu chip e ele já estará ativo. Teoricamente, já daria pra colocar no celular aqui no Brasil mesmo.

No entanto, a GiffGaff alerta que o primeiro uso da internet deve ser feito no Reino Unido. Por essa razão, para evitar bloqueio do chip, sugerimos que você só coloque o chip no aparelho quando chegar à terra da rainha, combinado?

O que fazer para usar a internet da GiffGaff quando chegar ao Reino Unido?

Ao chegar no UK, basta colocar seu chip, ativar a internet e ela deve funcionar normalmente. Caso não funcione, tente reiniciar seu celular algumas vezes, para ativar as configurações da operadora. Num caso improvável de não funcionar, você pode acionar o suporte (online) da operadora.

O que fazer para usar a internet da GiffGaff em outros países da Europa?

Depois de já ter usado no Reino Unido, você pode usar seu chip de internet em qualquer outro país da UE, conforme o mapinha que mostramos acima. Para que funcione, é necessário ativar o Roaming Internacional. Às vezes pode demorar um pouco para reconhecer em outro país. Tenha paciência, reinicie algumas vezes, se necessário.

Chip de internet Europa: conheça o chip (gratuito) da Giffgaff

FAQ: Principais dúvidas

Quanto tempo demora pra chegar o chip da GiffGaff?

Embora o site diga que entrega a partir de 5 dias, conhecendo os Correios do nosso país, recomendo pedir o quanto antes. Deve demorar, de fato, em torno de 20 dias pra chegar.

Posso ativar em outro país ou precisa ser na Inglaterra?

A GiffGaff recomenda expressamente em seu site que o primeiro uso seja feito na Inglaterra.

EU, por minha conta e risco, usei antes (em Portugal) e funcionou normalmente. Recomendo fazer o mesmo? Não, pois eles podem bloquear o chip se você desrespeitar a regra e você vai perder o crédito que comprou.

Quanto custa para solicitar um chip de internet para a Europa com a GiffGaff?

Nada, o chip é gratuito. Após receber em sua casa, você compra o pacote que quiser, a partir de 5 libras.

Como recarrego o chip de internet durante minha viagem?

A GiffGaff não possui lojas físicas. Por isso, para efetuar recargas, você deve acessar o site ou aplicativo da operadora.


Conta pra gente, você usou internet na Europa? Qual plano e quanto pagou?

Chip de internet Europa: conheça o chip (gratuito) da Giffgaff

2 comments

  1. Olá, boa tarde!

    Sabe me dizer se esse chip tem uma boa cobertura na França?
    Vou para a Inglaterra, mas depois passarei uns dias na França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *