O que fazer em Jaipur: roteiro

Jaipur é a capital do Rajastão, o maior estado indiano e também dono das cidades mais belas do país (na minha humilde opinião). O estado do Rajastão é repleto de cidades conhecidas por cores predominantes. Sua capital, Jaipur, faz parte do roteiro mais típico para quem visita a Índia nas primeiras viagens, o Roteiro do Triângulo Dourado.

Rajastão significa a “Terra dos Reis” (Raja = Rei e Stão = Terra). As pessoas que governavam essas terras eram chamados de Maharaja (ou Marajás em português). Sabe o que isso quer dizer? Que você vai encontrar Fortes e Palácios incríveis nas principais cidades desse estado incrível. Aqui vamos conhecer um pouco mais sobre a capital Jaipur.

+ Leia mais: Veja aqui como tirar seu visto de turista online

Roteiro em Jaipur

Das três vezes que fui a Jaipur, sugiro ficar pelo menos 3 noites e ter 2 dias inteiros livres. Daí, para quem tem apenas 1 dia inteiro, sugiro fazer o seguinte roteiro.

O que fazer em Jaipur – 1º dia

Jaipur é conhecida como a “Cidade Rosa”. O centro da cidade e nos arredores do Palácio da Cidade foi toda pintada de rosa a pedido do Rei de Jaipur para receber o Príncipe de Gales. Desde então, manteve-se esse padrão de cor no centro da cidade.

Para o primeiro dia, sugiro sair do hotel por volta das 8h30 para ter um dia bem proveitoso de passeios.

Forte de Amber (Amber Fort)

O Forte de Amber é a principal atração de Jaipur. A Fortaleza foi construída no alto de uma colina e para fazer a subida existem 3 formas: subir a ladeira a pé, ir de jeep ou de elefante (desencorajamos fortemente a NÃO fazer esse tipo de passeio devido aos maus tratos que parecem sofrer).

O valor do ingresso custa 500 INR e funciona das 9h às 17h. Gasta-se em média 2 horas para visitar todo o complexo. Dentro do complexo existem cafeterias, livrarias e lojas de souvenirs. Pode-se contratar um guia (média de 500 inr) na entrada e inclusive verificar se tem algum guia que fale português ou espanhol.

O que fazer em Jaipur - Palácio do Amber Fort
Grupo reunido em frente a entrada do Palácio

Step Well (Panna Meena ka Kund)

Caminhando uns 20 minutos do Forte você encontra um grande reservatório de água que é margeado de escadas que fazem uma simetria incrível para fotografia. Uma obra de engenharia simples, bonita e diferente. Essa construção é aberta 24 horas e entrada é gratuita.

O que fazer em Jaipur - Step Wall

Jal Mahal (Palácio das Águas)

O prédio foi construído no meio do lago e antigamente funcionava como um palácio dos Marajás. Atualmente o palácio encontra-se fechado e não aberto a visitação.

O guia informou que futuramente estão pensando em abrir um restaurante ou museu. Enquanto isso, fotografamos a distância e ficamos na torcida para abertura dessa obra instigante.

Jantar Mantar (Instrumentos astronômicos)

O Jantar Mantar foi um dos complexos que mais gostei e gosto de visitar quando levo os grupos do Brasil. Esse complexo astronômico possui 19 instrumentos astronômicos incluindo o maior relógio de sol do mundo. Além da hora, os instrumentos exibem a inclinação do eixo da terra, a estação do ano, longitude, latitude, signo do momento, entre outras informações.

A entrada para o complexo custa 200 INR e funciona das 9 as 16h30. Tente chegar até as 15h30 e num dia não tão nublado para ver os instrumentos em funcionamento. Pode-se contratar um guia no local em espanhol e custa em média de 300 a 500 INR.

Palácio da Cidade (City Palace)

Hoje em dia o Rei de Jaipur e sua família continuam morando no Palácio. Existe uma área reservada ao rei e sua família e outra parte aberta a visitação. O ingresso mais simples de 700 INR dá acesso ao pátio principal e ao museu. Eu particularmente não achei interessante visitar apenas o pátio externo.

O mais bonito do Palácio da Cidade são os salões internos abertos ao público que custa 2.000 INR (100 reais) para visitar 4 salões (números 1, 5, 6 e 8) ou 3.500 INR (175 reais) para visitar os 8 salões (números 1 a 8). Pesquise os palácios antes e veja se vale o investimento para ter umas fotos de princesa nos palácios. =)

Os salões dentro do palácio são:

  1. Chandra Mahal Verandah
  2. Mukut Mandir
  3. Sri Niwas
  4. Chavi Niwas
  5. Shobha Niwas
  6. Rang Niwas
  7. Sukh Niwas
  8. Pritam Niwas Sitting

Palácio dos Ventos (Hawa Mahal)

O Palácio dos Ventos (ou Palácio das Brisas) foi construído pelo rei para que suas esposas e filhas pudessem olhar os festejos e movimentos nas ruas sem que as mulheres da realeza fossem avistadas pelo público. As 953 mini janelas nos 5 andares dos prédios dão um efeito interessante visto de fora. Pessoas que já visitaram a parte interna comentaram comigo que a parte mais bonita realmente é a parte externa e que não gostaram da parte interna. E você? Já visitou a parte interna? Acha que vale a pena a visita? Deixe seu comentário.

+ Leia mais: roteiro de um dia no Taj Mahal, Agra.
Saindo do Holi Festival para as Janelas do Palácio
Saindo do Holi Festival para as Janelas do Palácio

O que fazer em Jaipur – 2º dia

Para o segundo dia, vou inclusive sugerir em perguntar para os tópicos. Sugiro começar assistindo o nascer do sol nas muralhas do Amber Fort, em seguida visitar o Templo dos Macacos. Após o almoço, pode tirar um tempo se dedicando às compras de roupas, tecidos e prata e partir para o pôr do sol no forte de Nahargarh.

Assistir ao nascer do sol em Jaipur

Uma imensa escadaria e muralha se estende em volta do Amber Fort. Segundo o guia, é possível dar a volta completa nessa muralha. Se você gosta de aventura e tem disposição, pegue um tuk tuk até a entrada do Amber Fort. Do lado contrário a entrada do forte existe uma escadaria que liga ao topo da colina. De lá, é possível ter uma vista incrível além de apreciar o nascer do sol. Para quem tem disposição, é um passeio mega diferente e recomendável.

Templo dos Macacos (Galta Ji Temple)

Esse templo é dedicado ao Deus Hanuman (Deus Macaco: o deus da força) da religião hindu. Apesar do templo ser um pouco mal preservado, os nativos estão bem abertos a interagir com os estrangeiros e também é possível ver as centenas de macacos que abrigam esse templo bem de pertinho.

Outro item interessante para observar são as dezenas de indianos tomando banho nas águas verde-escuras das piscinas do templo em busca da purificação de todo o mal.

A entrada é gratuita mas paga-se uma pequena taxa (100 INR) para entrar com máquina fotográfica.

O que fazer em Jaipur - Templo dos Macacos em Jaipur
“Só observando a purificação dos humanos.”

Assistir ao pôr do sol em Jaipur

O pôr do sol mais lindo que visitei em Jaipur foi no Nahargarh Fort que fica próximo ao Amber Fort. Além de um museu e vistas incríveis da cidade, é possível apreciar o pôr do sol diretamente de um restaurante que fica bem no alto da colina dentro do forte.

+ Leia mais: Faça a simulação do Seguro Viagem com 10% de desconto
Pôr do sol incrível do Forte de Nahargarh
Pôr do sol incrível do Forte de Nahargarh

Onde participar do Holi Festival em Jaipur?

O Holi é um festival que, além de marcar a vitória do bem sobre o mal, marca o início da primavera. Das duas vezes que participei do Holi Festival, ambas foram em Jaipur. Pela manhã o governo de Jaipur prepara um grande evento para os indianos e turistas com música ao vivo, apresentações e atrações diversas. Depois do meio-dia, você consegue continuar brincando com a população no centro da cidade de Jaipur. É um evento incrível, diferente e que conquistou o mundo inteiro com alegria em forma de pó colorido.

O evento ocorre no gramado do Khasa Kothi Hotel, mas você pode verificar mais informações sobre o evento no Portal de Turismo do Rajastão. Coloque esse hotel no Uber ou Google Maps e peça para o motorista te levar lá.

Confesso que é um evento que divide opiniões: tem pessoas que amam o ambiente como um todo e tem pessoas que acham que é muito turístico. Minha opinião é que vale a pena pela mistura que o evento ali proporcionou. Se você tem outra indicação, deixa aí nos comentários, por favor. =)

Casal pintado de tintas no Holi Festival
Prepare-se: dois dias de molho na água sanitária!

Onde ficar hospedado em Jaipur?

Jaipur possui uma facilidade para quem anda de tuk tuk. O custo médio entre os pontos custa entre 100 e 200 rúpias (5 a 10 reais). O hotel 3 estrelas que eu recomendo é o Nahagarh Hotel, hotel que fiquei por 3 noites da última vez em novembro de 2019. Alguns clientes ficaram no hotel 4 estrelas da Holiday Inn Jaipur City Centre e disseram que é sensacional, e também falaram muuuito bem do café da manhã.

+ Leia mais: roteiro de um dia em Delhi

Guia brasileiro em Jaipur

Não encontrei guias brasileiros pela Índia, entretanto tive o privilégio de conhecer dois indianos que falam muito bem a língua portuguesa: o muçulmano Sharik e o hinduísta Manish.

O Sharik trabalha com vendas de joias de prata e pedras preciosas e semi-preciosas. A loja dele fica em frente às janelas do Hawa Mahal. Também tive a oportunidade de ser convidado para tomar um chai com ele e a família.

O Manish (ou Mano) foi uma grata surpresa que conheci no Amber Fort. Ele é guia turístico com um conhecimento pra falar por horas e horas. Sugiro fechar um tour guiado pelo Amber Fort com ele ou até fechar um dia inteiro de passeio. Tive o privilégio também de tomar um chai na casa dele onde a esposa dele ensinou parte do nosso grupo a preparar o Chai.

Para entrar em contato com eles, basta clicar aqui para entrar em contato com eles via WhatsApp: Sharik e Manish

Quantos dias ficar em Jaipur?

Jaipur é uma cidade que, particularmente, eu gosto muito e recomendo ficar pelo menos 3 noites para ter 2 dias inteiros. Fortes, templos, construções, arquitetura são itens que conquistam quem visita a capital do Rajastão. Uma cidade muito boa para fazer compras de roupas, tecidos, prata e pedras preciosas e semi-preciosas.

Falei demais, né? Rs. Estou adorando escrever sobre a Índia! Pra terminar gostaria de pedir mais duas coisas: Primeiro que você se inscreva em nossa lista de transmissão caso tenha interesse em saber sobre nossas próximas viagens em grupo. Segundo, deixe um comentário aqui embaixo dizendo o que gostaria de ver mais sobre a Índia por aqui?

Grande abraço e até a próxima viagem! =)

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

José Panda

Engenheiro "elétrico" nascido, criado e estudado em São Luís do Maranhão. Apaixonado por família, viagens, fotografia, esportes e finanças pessoais. Deu a primeira volta ao mundo em 2017 de avião em 365 dias e planeja a próxima volta ao mundo em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *