O que fazer em Jaipur: Roteiro de 2 dias de viagem

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Jaipur é a capital do Rajastão, o maior estado indiano e também dono das cidades mais belas do país (na minha humilde opinião). O estado do Rajastão é repleto de cidades conhecidas por cores predominantes. Sua capital, Jaipur, faz parte do roteiro mais típico para quem visita a Índia nas primeiras viagens, o Roteiro do Triângulo Dourado.

Rajastão significa a “Terra dos Reis” (Raja = Rei e Stão = Terra). As pessoas que governavam essas terras eram chamados de Maharaja (ou Marajás em português). Sabe o que isso quer dizer? Que você vai encontrar Fortes e Palácios incríveis nas principais cidades desse estado incrível. Aqui vamos conhecer um pouco mais sobre a capital Jaipur.

+ Leia mais: Veja aqui como tirar seu visto de turista online

Roteiro em Jaipur

Das três vezes que fui a Jaipur, sugiro ficar pelo menos 3 noites e ter 2 dias inteiros livres. Daí, para quem tem apenas 1 dia inteiro, sugiro fazer o seguinte roteiro.

O que fazer em Jaipur – 1º dia

Jaipur é conhecida como a “Cidade Rosa”. O centro da cidade e nos arredores do Palácio da Cidade foi toda pintada de rosa a pedido do Rei de Jaipur para receber o Príncipe de Gales. Desde então, manteve-se esse padrão de cor no centro da cidade.

Para o primeiro dia, sugiro sair do hotel por volta das 8h30 para ter um dia bem proveitoso de passeios.

Forte de Amber (Amber Fort)

O Forte de Amber é a principal atração de Jaipur. A Fortaleza foi construída no alto de uma colina e para fazer a subida existem 3 formas: subir a ladeira a pé, ir de jeep ou de elefante (desencorajamos fortemente a NÃO fazer esse tipo de passeio devido aos maus tratos que parecem sofrer).

O valor do ingresso custa 500 INR e funciona das 9h às 17h. Gasta-se em média 2 horas para visitar todo o complexo. Dentro do complexo existem cafeterias, livrarias e lojas de souvenirs. Pode-se contratar um guia (média de 500 inr) na entrada e inclusive verificar se tem algum guia que fale português ou espanhol.

O que fazer em Jaipur - Palácio do Amber Fort
Grupo reunido em frente a entrada do Palácio

Step Well (Panna Meena ka Kund)

Caminhando uns 20 minutos do Forte você encontra um grande reservatório de água que é margeado de escadas que fazem uma simetria incrível para fotografia. Uma obra de engenharia simples, bonita e diferente. Essa construção é aberta 24 horas e entrada é gratuita.

O que fazer em Jaipur - Step Wall

Jal Mahal (Palácio das Águas)

O prédio foi construído no meio do lago e antigamente funcionava como um palácio dos Marajás. Atualmente o palácio encontra-se fechado e não aberto a visitação.

O guia informou que futuramente estão pensando em abrir um restaurante ou museu. Enquanto isso, fotografamos a distância e ficamos na torcida para abertura dessa obra instigante.

Jantar Mantar (Instrumentos astronômicos)

O Jantar Mantar foi um dos complexos que mais gostei e gosto de visitar quando levo os grupos do Brasil. Esse complexo astronômico possui 19 instrumentos astronômicos incluindo o maior relógio de sol do mundo. Além da hora, os instrumentos exibem a inclinação do eixo da terra, a estação do ano, longitude, latitude, signo do momento, entre outras informações.

A entrada para o complexo custa 200 INR e funciona das 9 as 16h30. Tente chegar até as 15h30 e num dia não tão nublado para ver os instrumentos em funcionamento. Pode-se contratar um guia no local em espanhol e custa em média de 300 a 500 INR.

Palácio da Cidade (City Palace)

Hoje em dia o Rei de Jaipur e sua família continuam morando no Palácio. Existe uma área reservada ao rei e sua família e outra parte aberta a visitação. O ingresso mais simples de 700 INR dá acesso ao pátio principal e ao museu. Eu particularmente não achei interessante visitar apenas o pátio externo.

O mais bonito do Palácio da Cidade são os salões internos abertos ao público que custa 2.000 INR (100 reais) para visitar 4 salões (números 1, 5, 6 e 8) ou 3.500 INR (175 reais) para visitar os 8 salões (números 1 a 8). Pesquise os palácios antes e veja se vale o investimento para ter umas fotos de princesa nos palácios. =)

Os salões dentro do palácio são:

  1. Chandra Mahal Verandah
  2. Mukut Mandir
  3. Sri Niwas
  4. Chavi Niwas
  5. Shobha Niwas
  6. Rang Niwas
  7. Sukh Niwas
  8. Pritam Niwas Sitting

Palácio dos Ventos (Hawa Mahal)

O Palácio dos Ventos (ou Palácio das Brisas) foi construído pelo rei para que suas esposas e filhas pudessem olhar os festejos e movimentos nas ruas sem que as mulheres da realeza fossem avistadas pelo público. As 953 mini janelas nos 5 andares dos prédios dão um efeito interessante visto de fora. Pessoas que já visitaram a parte interna comentaram comigo que a parte mais bonita realmente é a parte externa e que não gostaram da parte interna. E você? Já visitou a parte interna? Acha que vale a pena a visita? Deixe seu comentário.

+ Leia mais: roteiro de um dia no Taj Mahal, Agra.
Saindo do Holi Festival para as Janelas do Palácio
Saindo do Holi Festival para as Janelas do Palácio

O que fazer em Jaipur – 2º dia

Para o segundo dia, vou inclusive sugerir em perguntar para os tópicos. Sugiro começar assistindo o nascer do sol nas muralhas do Amber Fort, em seguida visitar o Templo dos Macacos. Após o almoço, pode tirar um tempo se dedicando às compras de roupas, tecidos e prata e partir para o pôr do sol no forte de Nahargarh.

Assistir ao nascer do sol em Jaipur

Uma imensa escadaria e muralha se estende em volta do Amber Fort. Segundo o guia, é possível dar a volta completa nessa muralha. Se você gosta de aventura e tem disposição, pegue um tuk tuk até a entrada do Amber Fort. Do lado contrário a entrada do forte existe uma escadaria que liga ao topo da colina. De lá, é possível ter uma vista incrível além de apreciar o nascer do sol. Para quem tem disposição, é um passeio mega diferente e recomendável.

Templo dos Macacos (Galta Ji Temple)

Esse templo é dedicado ao Deus Hanuman (Deus Macaco: o deus da força) da religião hindu. Apesar do templo ser um pouco mal preservado, os nativos estão bem abertos a interagir com os estrangeiros e também é possível ver as centenas de macacos que abrigam esse templo bem de pertinho.

Outro item interessante para observar são as dezenas de indianos tomando banho nas águas verde-escuras das piscinas do templo em busca da purificação de todo o mal.

A entrada é gratuita mas paga-se uma pequena taxa (100 INR) para entrar com máquina fotográfica.

O que fazer em Jaipur - Templo dos Macacos em Jaipur
“Só observando a purificação dos humanos.”

Assistir ao pôr do sol em Jaipur

O pôr do sol mais lindo que visitei em Jaipur foi no Nahargarh Fort que fica próximo ao Amber Fort. Além de um museu e vistas incríveis da cidade, é possível apreciar o pôr do sol diretamente de um restaurante que fica bem no alto da colina dentro do forte.

+ Leia mais: Faça a simulação do Seguro Viagem com 10% de desconto
Pôr do sol incrível do Forte de Nahargarh
Pôr do sol incrível do Forte de Nahargarh

Onde participar do Holi Festival em Jaipur?

O Holi é um festival que, além de marcar a vitória do bem sobre o mal, marca o início da primavera. Das duas vezes que participei do Holi Festival, ambas foram em Jaipur. Pela manhã o governo de Jaipur prepara um grande evento para os indianos e turistas com música ao vivo, apresentações e atrações diversas. Depois do meio-dia, você consegue continuar brincando com a população no centro da cidade de Jaipur. É um evento incrível, diferente e que conquistou o mundo inteiro com alegria em forma de pó colorido.

O evento ocorre no gramado do Khasa Kothi Hotel, mas você pode verificar mais informações sobre o evento no Portal de Turismo do Rajastão. Coloque esse hotel no Uber ou Google Maps e peça para o motorista te levar lá.

Confesso que é um evento que divide opiniões: tem pessoas que amam o ambiente como um todo e tem pessoas que acham que é muito turístico. Minha opinião é que vale a pena pela mistura que o evento ali proporcionou. Se você tem outra indicação, deixa aí nos comentários, por favor. =)

Casal pintado de tintas no Holi Festival
Prepare-se: dois dias de molho na água sanitária!

Onde ficar hospedado em Jaipur?

Jaipur possui uma facilidade para quem anda de tuk tuk. O custo médio entre os pontos custa entre 100 e 200 rúpias (5 a 10 reais). O hotel 3 estrelas que eu recomendo é o Nahagarh Hotel, hotel que fiquei por 3 noites da última vez em novembro de 2019. Alguns clientes ficaram no hotel 4 estrelas da Holiday Inn Jaipur City Centre e disseram que é sensacional, e também falaram muuuito bem do café da manhã.

+ Leia mais: roteiro de um dia em Delhi

Guia brasileiro em Jaipur

Não encontrei guias brasileiros pela Índia, entretanto tive o privilégio de conhecer dois indianos que falam muito bem a língua portuguesa: o muçulmano Sharik e o hinduísta Manish.

O Sharik trabalha com vendas de joias de prata e pedras preciosas e semi-preciosas. A loja dele fica em frente às janelas do Hawa Mahal. Também tive a oportunidade de ser convidado para tomar um chai com ele e a família.

O Manish (ou Mano) foi uma grata surpresa que conheci no Amber Fort. Ele é guia turístico com um conhecimento pra falar por horas e horas. Sugiro fechar um tour guiado pelo Amber Fort com ele ou até fechar um dia inteiro de passeio. Tive o privilégio também de tomar um chai na casa dele onde a esposa dele ensinou parte do nosso grupo a preparar o Chai.

Para entrar em contato com eles, basta clicar aqui para entrar em contato com eles via WhatsApp: Sharik e Manish

Quantos dias ficar em Jaipur?

Jaipur é uma cidade que, particularmente, eu gosto muito e recomendo ficar pelo menos 3 noites para ter 2 dias inteiros. Fortes, templos, construções, arquitetura são itens que conquistam quem visita a capital do Rajastão. Uma cidade muito boa para fazer compras de roupas, tecidos, prata e pedras preciosas e semi-preciosas.

Falei demais, né? Rs. Estou adorando escrever sobre a Índia! Pra terminar gostaria de pedir mais duas coisas: Primeiro que você se inscreva em nossa lista de transmissão caso tenha interesse em saber sobre nossas próximas viagens em grupo. Segundo, deixe um comentário aqui embaixo dizendo o que gostaria de ver mais sobre a Índia por aqui?

Grande abraço e até a próxima viagem! =)

Que tal comprar dólar barato, como um americano?

Descubra agora como abrir sua conta corrente nos EUA, mesmo morando no Brasil. É sem taxa de abertura, sem burocracia e sem comprovante de renda. Descubra como abrir sua conta americana digital e comprar dólar mais barato e ganhar um bônus em dólar na abertura. 

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.