Viagem Cancún

Acredite em mim: uma viagem pra Cancún provavelmente vai estar entre as suas preferidas.

Afinal, esse lugarzinho especial no México, é aquele paraíso que você sonhou: águas azul-caribe e aquela areia branquinha. Mas a região ainda entrega mais.

Uma viagem para Cancún também te permite uma imersão na riquíssima cultura mexicana, conhecer os sagrados cenotes da península de Yucatan e os mágicos vestígios da civilização maia, as zonas arqueológicas.

Isso sem contar com as baladas, beach clubs e toda a estrutura de hotéis e resorts de alta qualidade que se estendem pela Zona Hotelera e cidades vizinhas.

Aqui nesta página, nós tentamos reunir e organizar todas as informações para planejar essa viagem e tirar do papel esse sonho que é viajar para Cancún.

Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem

Informações Básicas

Onde fica Cancún?

A cidade de Cancún fica localizada México, num estado chamado Quintana Roo.

A cidade fica na pontinha do país, na Península de Yucatan e é banhada pelo inesquecível mar do Caribe (você nunca vai tirar aquele azul da sua cabeça).

Uma viagem a Cancún, normalmente estende-se às cidades vizinhas de Playa del Carmen, Tulum e Tinum, esta última sendo onde fica localizado o sítio arqueológico de Chichén-Itzá.

Além disso, as ilhas de Cozumel, Isla Mujeres, Holbox e Isla Contoy também merecem espaço no seu roteiro de viagem para Cancún.

O que fazer em Cancún

Cancún é uma cidade litorânea e seus principais atrativos são relacionados ao mar. Além das praias, você também pode se deliciar com os cenotes, que são lagos formados dentro de cavernas e com os sítios arqueológicos, que são herança da civilização maia. Os parques do grupo Xcaret experiences enriquecem a lista de atrações da cidade.

Praias em Cancún

De maneira geral, as praias em Cancún são muito bonitas com tons de azul que realmente impressionam. 

Entretanto, na Zona Hoteleira, onde se concentram os principais resorts, o acesso às praias é “restrito” às pessoas hospedadas por lá. Chega até a dar uma certa frustração logo no começo, quando a gente começa a passar pelos seus 23km de extensão e poucas vezes vemos o mar.  

É que essa grande avenida é dominada por grandes hotéis à beira mar e existem apenas alguns pequenos pedaços ao longo da via em que é possível espiar o mar sem estar num hotel! São as praias públicas, como é o caso da Playa Delfines, onde está o letreiro de Cancún, e as Playas Las Perlas e Tortuga .

Além disso, nas praias em Cancún, a maré pode ficar bastante agitada e com bandeiras vermelhas erguidas – o que significa alto risco de afogamento. Também existem algumas épocas em que o índice de algas marinhas (sargaço) pode atrapalhar suas fotos com mar azul-turquesa.

Em Cancún, o mar mais calminho está entre os km 2,5 e 7,5 da Blvd. Kukulcan – a avenidona da Zona Hotelera. No entanto, os melhores lugar para curtir um banho de mar sem estar em hotel são as cidades vizinhas Playa del Carmen e Tulum ou nas ilhas Cozumel e Isla Mujeres. 

Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem

Cenotes em Cancún

Uma das experiências mais imperdíveis em uma viagem para Cancún é conhecer e nadar em um cenote. Os cenotes são “buracos” onde se acumula água e formam então lagoas de águas maravilhosas. Os cenotes possuíam uma conotação sagrada na cultura maia.

Sério, não deixe essa experiência de fora! É pouco provável que você tenha a oportunidade de ver algo parecido em outro lugar.

Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem

Quais Cenotes Visitar em Cancún?

Decidir quais cenotes visitar em Cancún  é uma dificuldade que praticamente todo viajante acaba tendo em algum momento no planejamento de uma viagem a Cancún.

Não é pra menos. São mais de 10 mil espalhados pela Península de Yucatán, sendo que somente 10% deles são explorados comercialmente. Existem cenotes apenas para contemplação, outros para nadar livremente e alguns outros para praticar snorkel ou mergulho com cilindro.

Não existem cenotes perto da Zona Hotelera de Cancún, mas é sempre fácil encaixar um cenote com paseios a Tulum, Playa del Carmen e Chichén Itzá.

Alguns dos mais incríveis cenotes são:

  • Cenote Dos Ojos (fui nesse e amei!)
  • Cenote Il Kil (um dos mais visitados, no caminho pra Chichén Itzá, )
  • Cenote Suytun (durante a primavera, os raios de sol deixam ainda mais lindo)
  • Grand Cenote (uma delícia pra curtir)
  • Cenote Azul (outro cenote mais aberto)

Sítios arqueológicos em Cancún

Muitas pessoas visitam Cancún em busca de conhecer os famosos sítios arqueológicos da região da Riviera Maya. A região foi habitada pelos Maias por mais de 2.000 anos e a herança é visível em muitos lugares. Chichén Itza, Tulum e Cobá são apenas 3 dos mais famosos.

Quintana Roo, estado onde está localizada a cidade de Cancún, conta com o maior número de sítios arqueológicos do México: são 16 zonas arqueológicas! Não importa se você é ou não amante de história. Não há como deixar de apreciar essa maravilha histórica quando estiver na região.

Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem

Parques do Grupo Xcaret

O grupo Xcaret possui parques temáticos que são diversão pura. Os 3 principais são Xcaret, Xel-Há e o Xplor, mas ainda existem outros menos conhecidos (Xoximilco, Xenses e Xavage), além dos tours organizados para os sítios arqueológicos.

Cada parque tem a sua “especialidade”. O Xcaret tem foco na cultura mexicana e tem um show de encerramento que é de deixar todo mundo acordado, mesmo estando exaustos do parques (exceto Mr. Panda que dormiu na metade da apresentação). Já o Xel-Há é o parque do snorkel e do all inclusive; o Xplor é o parque da adrenalina.

Os ingressos não são baratos, mas a diversão é garantida. Além disso, é possível comprar com desconto com pelo menos 21 dias de antecedência através do site oficial.  Também divulgamos cupons promocionais aqui no blog sempre somos informados de algum. 

Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem

Baladas em Cancún

Quem é fã das festas vai curtir muito a vida noturna de Cancún.

Muito agitada, com clubes memoráveis, como a famosa Coco Bongo! O local tem inúmeras performances durante a noite e é muito mais que uma simples boate. O local é conhecido como a melhor vida noturna de Cancún.

Para quem prefere algo mais econômico, há diversas outras opções na Zona Hoteleira e todas ficam agrupadas numa pequena região. Normalmente, é necessário pagar pela entrada, mas bebidas podem estar incluídas. All inclusive é um conceito em Cancún que se estende às baladas.

Como chegar em Cancún

Em 2021, não existem voos diretos entre o Brasil e Cancún.  Já existiram, mas a rota foi cancelada em 2016 (bem quando eu fui!) e não retornou.

Uma das rotas mais comuns é com a Avianca Internacional (via Lima ou Bogotá), com a Latam (via Lima ou Cidade do México),  Aeroméxico (via Cidade do México) e Copa Airlines (via Panamá). 

Também é possível voar com a Delta, via Estados Unidos, mas nesse caso, observe que é necessário visto americano (mesmo sendo apenas algumas horas de conexão). 

Atualização 2021: Não está sendo possível fazer essa conexão, mesmo tendo visto americano

Normalmente, os melhores valores são encontrados com a Copa Airlines ou Latam. Os melhores voos são os da Aeroméxico.

> Leia também: Como encontrar passagens aéreas baratas

Se você acumula milhas, vai gostar de saber que é possível resgatar passagens para Cancún. Além da Latam, você pode resgatar voos da Aeroméxico pelo programa Smiles e passagens da Copa Airlines pelo programa da TAP.

Cupons de desconto

Selecionamos os principais cupons de descontos para a sua viagem para Cancún ser ainda mais econômica!

Como se locomover em Cancún

Cancún é uma cidade bem servida de ônibus e você pode facilmente se locomover de transporte público. As linhas R1 e R2 passam por toda a Zona Hotelera. 

Para ir de uma cidade a outra ou para ir/chegar no aeroporto, você pode usar os confortáveis ônibus da empresa ADO.

Se preferir, você pode contratar passeios com empresas de turismo ou  alugar um carro. Carro foi a minha escolha pra ter uma maior mobilidade, além de ser bem barato. Há alguns relatos de pessoas serem paradas por policiais corruptos que pedem propina, mas passamos 7 dias rodando pra todo lado e não tivemos qualquer problema. Tivemos o cuidado de respeitar os limites de velocidade (mudam bastante) e nunca beber e dirigir.

Leia também:

> Como ir do aeroporto de Cancún a Playa del Carmen e Cozumel
> Como visitar as ruínas em Chichén-Itzá

Onde ficar em Cancún

Se o que você quer é curtir um resort, o ideal é ficar na Zona Hotelera. Lá estão concentrados os principais resorts e principais praias de Cancún.

Um hotel que ficamos e recomendamos é o Panamá Jack, antigo Gran Caribe Cancún.

> Leia também: Leia como foi nossa experiência no maravilhoso all inclusive do Panamá Jack.

Nós recomendamos, no entanto, que se você tiver pelo mais de 5 dias, divida a sua hospedagem entre Cancún e Playa del Carmen. Dessa forma você aproveita melhor a sua viagem, já que a maior parte dos passeios está mais perto de Playa. Depois, você volta pra Cancún e fica só relaxando num resort nos últimos dias. 

Se não quiser dividir estadia:

  • Hospede-se em Playa del Carmen se o que você quer é fazer todos os passeios possíveis.
  • Hospede-se em Cancún ou Playa se você quer ficar curtindo de boa um resort.

 

> Leia também: Guia defnitivo da hospedagem em Cancún.

Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem
Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem

Grupo de Whatsapp Cancún​

Quer trocar dicas com outros viajantes?

Clique no link abaixo e conheça nossos grupos de whatsapp de viagem!

Internet em Cancún

Internet hoje é uma necessidade básica dos viajantes. Usamos para nos comunicar com a família, traduzir textos, usar mapas, etc.

No entanto, cada pessoa tem uma necessidade mais específica. Uns precisam estar conectados o tempo todo, por motivos de trabalho, por exemplo. Outros podem se desligar um pouco mais. Por isso, a decisão de ter ou não internet constante durante a viagem vai depende de cada um: basicamente da sua necessidade e do seu bolso!

Chip internacional

Pessoas que estejam inseguras ou que precisem se manter conectadas, devem optar por um chip internacional. Você vai pagar mais caro, mas chegará com tudo certo e poderá usar a internet assim que o avião pousar.

Se esse é o seu caso, recomendamos o chip da EasySim4U, que tem excelente cobertura no México e é totalmente ilimitado. Como somos parceiros da EasySim4U, temos um cupom permanente que garante frete grátis , além de alguns cupons de desconto de até 60% que recebemos periodicamente.

> Leia também: Como conseguir cupom de desconto de até 60% na EasySim4U

Operadoras de celular no México

Se você não tem essa urgência de se manter conectado desde a chegada, nós recomendamos que você compre um chip local de uma operadora mexicana. Sairá bem mais barato e, uma vez que você compre, terá internet por toda a viagem.

As três principais operadoras de celular no México são: Telcel, Movistar e AT&T. Compre o chip nas lojas das operadoras ou nas lojinhas da Oxxo, uma rede de conveniência bem comum por lá. Os planos variam,  de acordo com a quantidade de dias e de dados, mas com cerca de 200 pesos você consegue comprar um chip com pacote de dados.

Wi-fi

Dá pra ficar usando apenas wi-fi durante a viagem?

Bem, dá sim. Você pode se conectar em vários restaurantes, por exemplo. Mas cabe ressaltar que alguns hotéis não incluem o wi-fi gratuito nos quartos, por isso, verifique o hotel que você escolheu.

Além disso, se você não terá internet o tempo todo, é importante planejar bem seu roteiro pra depender menos do improviso.

Caso vá dirigir, recomendamos usar o aplicativo Maps.me, onde você pode baixar o mapa da cidade e rodar sem precisar estar conectado!

> Leia também: Guia dos melhores aplicativos para usar nas suas viagens.

Qual moeda levar pra Cancún

Embora a moeda local seja o Peso Mexicano, a melhor moeda para levar para Cancún é o dólar americano. 

Só que isso não quer dizer que chegando lá você deva pagar tudo usando o dólar. O ideal é ir trocando os dólares por pesos aos pouquinhos. 

Sabe por quê? 

Primeiro porque os estabelecimentos normalmente também aceitam dólares e algumas vezes pode até ser mais vantajoso pagar usando essa moeda (faça as contas certinho, cada caso é um caso). Tendo as duas moedas em mãos você usa cada uma conforme a conveniência de cada caso.

Ah! Em muitos lugares, quando você paga com dólares, recebe o troco em pesos. Só fique esperto que nem sempre a cotação será favorável. Para valer a pena, a cotação informada pelo estabelecimento, deve ser próxima ou maior que a cotação que você viu nas casas de câmbio. 

#Dica IndaVouLá: Normalmente as lojinhas Oxxo e supermercados tem uma excelente cotação!

Outro motivo para levar dólares e ir trocando aos poucos é que assim você evita terminar a viagem com pesos em mãos. Afinal, se tiver que trocar de volta, vai perder algum dinheiro, e ele não vai servir pra outras viagens – a menos que você volte para o México (vontade não vai faltar hahah). Por outro lado, se sobrarem dólares, você pode guardar, vai ser útil em vários outros destinos.

Principais dúvidas

O idioma oficial é o Espanhol. Dá pra se virar bem com um portunhol, mas estudar as palavrinhas básicas pode facilitar. Também é fácil encontrar pessoas falando inglês, especialmente nos passeios, hotéis e restaurantes.

Leve dólares. Real não é aceito e a conversão lá será ruim. Ao chegar, vá trocando os dólares aos pouquinhos pela  moeda local, o Peso Mexicano. Em muitos lugares você pode pagar com dólares e, normalmente, recebe o troco em pesos. Só fique esperto que nem sempre a cotação será favorável. Para valer a pena, a cotação informada pelo estabelecimento, deve ser próxima ou maior que a cotação que você viu nas casas de câmbio. 

#Dica IndaVouLá: Normalmente as lojinhas Oxxo e supermercados tem uma excelente cotação!

Passaporte com validade mínima de 6 meses e, pelo menos, uma página em branco. Brasileiros não precisam de visto para entrar no México para fins de turismo e no momento não está sendo exigida nenhuma vacina. Também não é necessário teste PCR para entrar em Cancún.

Importante: Caso vá fazer conexão em outros países, você pode precisar de visto, vacina ou teste PCR.  

Sim, brasileiros precisam de um passaporte válido por pelo menos seis meses de validade e pelo menos uma página em branco para viajar para Cancún e outras cidades do México.

Fonte: Portal consular

No momento não está sendo exigida nenhuma vacina. Verifique a necessidade de vacina em suas conexões.

Não. Brasileiros não precisam de visto para fins de turismo para permanecer por até 90 dias no país.  Verifique a necessidade de visto em conexões.

Fonte: Tabela de vistos do Portal Consular

O seguro de viagem não é obrigatório para Cancún. No entanto, é altamente recomendável que você faça um, devido aos altos custos. 

Sugerimos a leitura do relato da Juliana sobre o seguro viagem em Cancún.

Os dois padrões de tomada abaixo são utilizados no México e em Cancún. Se você tem tomadas com dois pinos redondos, você irá precisar de um adaptador, pois não irá encaixar. Já se forem dois pinos retos, funciona.

Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem Viagem Cancún | Dicas para planejar sua viagem

Não. Os brasileiros podem entrar normalmente no México e não precisam apresentar exame PCR nem fazer quarentena na chegada. Você pode conferir todos os requisitos no artigo Imigração no México.

Todos nossos artigos sobre Cancún