Circuito Ponta Verde, Santo Amaro – Um passeio surpreendente nos Lençóis Maranhenses

Visitar os Lençóis Maranhenses é sempre uma surpresa. Desta vez conheci o Circuito Ponta Verde, em Santo Amaro. Neste artigo eu trouxe um relato dessa experiência, como foi o passeio, nossas paradas, o almoço e muito mais!

Como é o circuito Ponta Verde, em Santo Amaro nos Lençóis Maranhenses

Por volta de 09:30, o carro passou para me buscar para o passeio, motorista Josevan e o guia Cássio, além de um grupo de 2 casais de Londrina e um casal de Recife. Todos muito empolgados com tudo que já tinham visto dos Lençóis Maranhenses. 

Essa foi minha terceira vez em em Santo Amaro, porém foi a primeira vez que vim na época das lagoas cheias (das outras vezes vim em Novembro e Janeiro). Porém, essa é a minha milionésima vez nos Lençóis e eu acho que nunca vou cansar de  vir.

Antes de sair, o guia e fotógrafo Cássio nos apresentou o cardápio do restaurante que iríamos parar e já fizemos a encomenda. Os pratos variando entre 50 e 55 reais (julho/2022), o que é um valor na média para os passeios da região.

Comida devidamente encomendada e agendada, então #partiulencois!

Primeira parada: Fiscalização

Logo na saída da cidade, demos uma paradinha no ponto de fiscalização. Para entrar na área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, não é permitido levar bebida alcoólica nem caixas de som. Uma cervejinha gelada até faz falta no calorão, porém entendo que essas medidas ajudam a tornar a experiência muito mais agradável para todos.

Segunda parada: Primeiras fotos

Em menos de 10 minutos, já estávamos no alto de uma primeira duna, parando para tirar fotos de uma primeira lagoa, a qual não lembro se tinha um nome. 

Essa é uma das maiores maravilhas de Santo Amaro do Maranhão. A cidade foi se estabelecendo praticamente no meio das dunas, então as primeiras lagoas já começam a aparecer bem rapidinho.

Descemos por uns 5 minutinhos para fazer umas fotos do alto da duna e prosseguimos. 

No caminho, passamos por lagoas mais conhecidas, como a da Lagoa da Gaivota. Normalmente, elas são identificada por plaquinhas. Mas deixamos as famosinhas para trás e seguimos. 

Terceira parada: Guarás

Um dos grandes diferenciais do Circuito Ponta Verde, em Santo Amaro, é que a gente vê mais vida. Esse passeio mostra sim dunas e lagoas, mas não só isso. 

O passeio ainda mostra vegetação, burrinhos, cavalos, cabras, vacas e muitos pássaros… dentre eles, tivemos a sorte de ver um bando de guarás!

Se você pensou em lobo-guará, volte uma casa. rsrs

O guará é um pássaro bico fino e alongado e que tem suas penas de uma cor vermelha quase fluorescente. 

Revoada de Guarás, em Tutóia/MA
Revoada de Guarás, em Tutóia/MA

Eu acho as penas tão bonitas, que fiz um quadrinho para minha casa com uma pena que encontrei caída alguns anos atrás. <3

Assim como também acontece com os flamingos, a cor das penas dos guarás é originalmente branca e vai sendo modificada por sua alimentação. Quem traz a pigmentação das penas desse belíssimo pássaro muito conhecido por aqu é um carangueijinho chamado aratu-vermelho. 

caranguejo aratu que dá cor aos guarás
Prazer, eu sou um aratu e tenho medo de guarás

A ave está bastante presente em todo o litoral do Maranhão e estados vizinhos. Com um olhar atento, a gente consegue ver guarás até mesmo em São Luís, especialmente próximo às pontes do São Francisco (José Sarney) e Caratatiua, quando a maré está baixa.

Inclusive um passeio muito bonito e bastante procurado é conhecido como Revoada dos Guarás. 

Você pode ver a revoada em lugares diferentes, sendo que o passeio mais conhecido é um que sai da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.

No entanto, eu assiti em um lugar bastante especial, o Delta do Parnaíba, partindo da cidade de Tutóia, Maranhão. Aliás, Tutóia é uma cidade pouco conhecida mas que merece muito ser visitada. A gente já falou dela aqui no blog e vale muito a pena ir lá conferir.

Revoada dos Guarás em Tutoia - Maranhao
Revoada de guarás em Tutóia – Maranhão

Mas encontrar os guarás bem no meio dos Lençóis Maranhenses não era algo que eu esperava. Tivemos sorte <3

Quarta parada: Lagoa do reflexo, destaque do circuito ponta verde

Pois bem, depois de fotografar os guarás, continuamos pelas dunas até chegar na nossa primeira lagoa do dia: a Lagoa do Reflexo. 

Que lugar espetacular! 

Para começar, é tipo promoção dois em um: duas lagoas, lado a lado. Uma mais rasinha e a outra mais funda. Entre elas, um caminho de areia sem subidas. Um luxo que poucos lugares nos Lençóis oferecem.

Eu na Lagoa do Espelho, em Ponta Verde
Dois em um: assim é a Lagoa do Espelho, em Ponta Verde.

Antes de parar, o motorista Josevan fez a volta com o carro no alto das dunas e eu logo vi que a vista dali era diferenciada.

Então, assim que ele estacionou o carro, enquanto ele e o guia Cássio montavam um guarda-sol e tiravam cadeirinhas do carro, eu já corri para ir fazer umas fotos ali de cima, antes de dar o primeiro mergulho nas águas cristalinas.

Lagoa do Espelho - Ponta Verde - Santo Amaro/MA
Lagoa do Reflexo vista do alto da duna no circuito Ponta Verde – Santo Amaro/MA

Lá do alto, a gente vê as duas lagoas contrastando com a areia branquinha e tem uma bela vista do degradê que vai do azul clarinho ao profundo.

Acho que vale super a pena fazer essa atividade física – antes ou depois do primeiro mergulho. Aliás, #ficadica para todas as lagoas que você visitar: ver do alto é muito lindo!

Ficamos por ali curtindo a Lagoa do Reflexo por um pouco mais de 1h30 e desmontamos o acampamento (rs) para ir almoçar.

Quinta parada: Almoço

Chegamos no restaurante onde seria servido nosso almoço em um cantinho bem cuidado e aconchegante, chamado Rancho canoas.

Nos colocaram em uma mesa coletiva para nosso grupo, e ofereceram as bebidas. Pedi uma cerveja magnífica, produto do Maranhão. 

Ficamos em uma palhoça bem de frente para o lago. Um lugar tranquilo e super ventilado.

O almoço também foi uma grata surpresa. Tudo muito saboroso e bem servido. O prato que eu pedi (file de peixe cozido) alimentaria bem um adulto + uma criança.

Para não dizer que foi tudo perfeito, quem pediu entradinhas, só as recebeu junto com o almoço. Ou seja, deixou de cumprir o papel de uma entrada. Rs

Depois do almoço, o redário na sombra das árvores e um cafezinho.

Eu paguei a conta (R$64,00) com pix (tem wifi exclusivo para fazer os pagamentos), mas eles também aceitam cartões de débito. Por volta das 15h, prosseguimos com o passeio.

Sexta e Sétima paradas

Depois do almoço, estava previsto voltarmos para a Lagoa do Espelho. Normalmente faz-se duas paradas, em dois pontos diferentes (ela merece, acredite).

No então, conversamos com o motorista e, em acordo com o grupo, acabamos trocando para uma outra lagoa.

O motorista levou a gente em uma lagoa que não souberam dizer o nome. O motorista disse que ela era nova, então eu mesma batizei de Lagoa Nova. Pena que não levei uma plaquinha para colocar. Não sei se o nome vai pegar. 

Brincadeiras à parte, tem várias lagoas nos Lençóis Maranhenses que não tem um nome.

Passamos cerca de 40 minutos. Subi para tentar um ângulo legal do alto, mas acabei indo por um lado e o melhor ângulo estava do outro. 

Desci para tirar umas fotos mais pertinho da água e não consegui subir de novo por ali.

De boa na lagoa – Essa expressão só pode ter surgido nos Lençóis Maranhenses!

Como estava mega cansada, desisti de dar a volta completa, já que a Lagoa era bem grande, e eu teria que subir e descer umas 3 dunas para chegar onde eu queria.

Então deixei para ir lá quando eu voltar para colocar a plaquinha e fui aproveitar a água que estava morninha.

Depois, ainda paramos por mais 20 minutos na Lagoa da Maioba, que eu não quis mais entrar porque o sol já estava baixo no horizonte e eu acho “frio”.

Oitava e última parada: Pôr do sol do circuito Ponta Verde

Para finalizar o passeio, a parada é no topo de uma duna bem alta, para assistirmos o sol se pondo sobre os Lençóis.

Infelizmente, uma nuvem atrapalhou o horizonte e o por do sol foi tímido, o sol se escondeu muito antes de tocar o horizonte. Mas faz parte – e não deixou de ser um dia incrível por isso. 🙂

O que achei do Circuito Ponta Verde

Quando a gente pensa que já viu de tudo nesses Lençóis Maranhenses, vem o Circuito Ponta Verde e consegue impressionar a gente.

O que eu achei mais especial nesse circuito foi que a gente passa por uma grande área de vegetação (uma “ponta verde”), com muitos pássaros e outros animais. Vai muito além de apenas dunas e lagoas. 

Além disso, a Lagoa do Reflexo – que é a principal do circuito – também é espetacular. Disseram por aqui que este ano (2022) ela ficou em um formato ainda mais bonito. Não sei como era antes, mas achei muito bonita mesmo.

A parada para almoço também foi em um lugar onde a gente vê o carinho dos proprietários em cada detalhe.

foto da Lagoa do Reflexo do circuito Ponta verde
Mais uma foto da Lagoa do Reflexo do circuito Ponta verde – Pra ter certeza que você não vai esquecer dela

Informações técnicas do Circuito Ponta Verde

  • Duração do passeio: Dia todo (09h30 às 18h30)
  • Quando fazer: O ano todo, mas as lagoas estarão mais cheias de maio a setembro
  • Cidade de partida: Santo Amaro do Maranhão

Onde ficar em Santo Amaro

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2022!

Procurando companhia para Viajar? #Partiu

Confira as vagas que ainda temos abertas para nossas viagens em grupo!

Clique no botão abaixo e descubra os próximos destinos.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Uma resposta

  1. Está viagem é um dos meus maiores sonhos! Atualmente está no topo da lista de destinos Brasileiros!
    Ansiosa para ver todas as suas dicas de viagem no BEDA 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.