Nós já contamos para vocês como foi a nossa experiência de Destination Wedding. Eu, Renata, casei em Las vegas e a Carmina casou em Cancún. Da nossa experiência, percebemos que os noivos podem otimizar a experiência dos convidados tomando algumas providências. Resolvemos dar aqui algumas dicas para você ajudar seus convidados a terem uma viagem incrível!
Convide com antecedência
Organizar uma viagem não é fácil. Além da grana, há muita logística envolvendo trabalho, cursos, faculdade, filhos. Por isso, programe-se com antecedência e deixe seus convidados saberem logo que confirmarem a data. É bem elegante enviar um “Save The Date” pelo menos 6 meses antes, especialmente se for uma viagem internacional.
Crie um site do casamento
Tendo um site para colocar as informações mais relevantes, você permite que seus convidados se organizem e minimizam uma enxurrada de perguntas que eles iriam fazer. Que dia vocês chegam? Onde irão se hospedar? Como devo me vestir? Onde devo me hospedar? São muitas as perguntas que seus convidados podem ter.
Lembre-se que nem todo mundo tem facilidade de planejar uma viagem. Por isso, quanto mais informação relevante você puder disponibilizar para eles, melhor. Eu, Renata, não criei, porque tive somente duas convidadas, mas Carmina criou um muito legal, utilizando a ferramenta gratuita Tumblr. Nossa, esse site me ajudou muito a planejar minha ida no casamento dela! Vejam só: http://fabioecarmina.tumblr.com/
Planeje passeios coletivos
Uma das coisas que mais senti falta como convidada de um Destination Wedding foi ter mais tempo junto com os noivos, especialmente porque não moro na mesma cidade que eles e fazia um tempão que não nos víamos. Apesar de termos curtido bastante o dia do casamento, acho que teria sido bastante divertido se tívessemos conseguido fazer alguns outros passeios juntos.
Seria legal também para ter mais oportunidade de conhecer algumas pessoas que eu não conhecia e que sei que são muito importantes para os noivos.
Por isso, se você tiver a chance, comunique aos seus convidados que você fará tal passeio em tal dia (publique no site!). Se um grupo grande de pessoas confirmar que vai, pode até sair mais barato do que se cada um fizer individualmente. Além disso, será bem divertido!
Transforme todo mundo em uma grande família
Apesar de Destination Weddings serem normalmente um grupo pequeno e já conhecido, pode ser que alguns de seus amigos não se conheçam. Faça o possível para apresentá-los, para que o clima fique ainda mais agradável. Tenha esse cuidado especialmente se alguém estiver viajando sozinho.
Nesse caso, tente integrar esse convidado a algum grupo que tenha o mesmo perfil de idade. Claro, sem forçar a barra, combinado?
Sugira algumas atrações
Você com certeza vai pesquisar bastante sobre a cidade onde você irá se casar. Aproveite e diminua o trabalho dos seus convidados sugerindo um roteiro de alguns dias. Veja quantos dias, em média, seus convidados irão ficar e faça roteiros por dia.
Indique alguns hotéis
Claro que cada um poderá se hospedar onde quiser (desde que não haja restrição no seu pacote de casamento), entretanto, se seus convidados ficarem espalhados em alguns poucos hotéis, será mais fácil a logística, caso organizem passeios coletivos. Lembre-se de indicar hotéis que estejam no perfil de consumo dos seus convidados!
Forneça algumas informações sobre a culinária local
Possibilite que seus convidados saibam o que irão encontrar na hora da comida. Fale sobre alguns pratos típicos que eles devam experimentar e também dê algumas indicações de restaurantes. Quem sabe vocês não marcam um almoço com todo mundo no dia seguinte ao casamento?
Avise sobre promoções!
Nem todo mundo tem disponibilidade financeira para ir para o casamento com a passagem a preço normal, mas quando pinta uma promoção, tudo pode mudar! Especialmente em cima da hora, é possível encontrar alguns achados – quando a companhia aérea não vendeu todas as passagens. Coloque um alerta para receber notificações e avise àqueles que ainda não garantiram a viagem.
Na verdade, otimizar a experiência dos seus convidados é, de certa forma, planejar um pouquinho a viagem para eles e se mostrar disponível para tirar dúvidas e estar presente com todos, na medida do possível. Assim, seus convidados vão aproveitar ainda mais a viagem e seu casamento se tornará ainda mais difícil de esquecer.
Só não vale esquecer de reservar um tempinho para curtir a lua de mel a dois, né?
Para mais dicas sobre Destination Wedding, não deixe de conferir os nossos posts:
- Como funciona um destination wedding?
- Inspirações para um destination wedding
- Como viajar com o vestido de noiva?
- Destination wedding em Cancún: a melhor escolha da nossa vida
- Casamento em Las Vegas – Se beber case sim!
E você? Já esteve em um Destination Wedding? Como foi a sua experiência como convidado?