As 9 praias do Ceará mais legais para visitar (+ 3 bônus)

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Falésias, coqueiros, areia branquinha e mar azul: esse é um pequeno spoiler do que esperar das praias do Ceará. Eu tenho um carinho muito grande pelo estado, pois foi pra lá que fiz minha primeira viagem de férias na vida adulta, em 2006. Depois dessa viagem, voltei algumas vezes e fui conhecendo diversas cidades e vilarejos. O estado nunca se cansou de me surpreender. Neste artigo, selecionei 9 praias que me encantaram – para você conhecer e se apaixonar também. 

+ Leia também: Como Planejar Uma Viagem – Passo a Passo

Melhores Praias do Ceará

1 – Praia do Futuro, Fortaleza

Vamos começar pela capital? A Praia do Futuro tem um mar arisco e os surfistas aparecem por ali. Está com crianças? A agitação do mar é compensada pelas piscininhas que se formam na areia durante a maré baixa e estrutura de alguns bares, como o Chico do Caranguejo. Outra barraca bem famosa é a Crocobeach, que tem um hotel de mesmo nome. Se preferir menos agitação, prefira as menos populares, como a Entre Amigos.

A praia do futuro é uma das preferidas de quem fica apenas em Fortaleza. Outras opções na cidade são a Praia de Meireles e a Praia de Iracema, mais centralizadas porém sem estrutura de bares com pé na areia.

A única coisa que não me agrada muito é o excesso de vendedores ambulantes, mas isso é meio que uma constante nas principais praias do Ceará.

2 – Porto das Dunas, Aquiraz

Distância da capital:  25 km

Porto das Dunas é famosa por ser a praia onde está localizado o Beach Park. Uma praia com mar azul e, muitas vezes, ondas fortes, hoje com vários hotéis e resorts.

Mesmo quem não vai pra curtir o Beach Park, pode gostar de se hospedar ou passar o dia por ali.

3 – Cumbuco, Caucaia

Distância da capital: 30km

Cumbuco é um dos lugares queridinhos para fazer passeios bate-volta de buggy saindo da capital. Próximo à praia do Cumbuco você também vai encontrar a Lagoa do Banana, cercada por restaurantes, a Lagoa do Cauípe, onde é possível ver um belíssimo pôr do sol, e as Dunas de Cumbuco, onde tirolesas estão disponíveis. Também há um centrinho, com vários restaurantes e barzinhos.

Em maio/2021 escolhi Cumbuco, entre as Praias do Ceará,  para me hospedar por alguns dias para relaxar com a família. Nossa escolha foi o Residence Kariri, que é uma mistura de hotel e apartamentos. Algumas coisas estavam fechadas devido à pandemia, mas a praia é bem agradável e o café da manhã maravilhoso. Visitamos o famoso Chico do Caranguejo e fizemos também um passeio em quadriciclo passando pelas dunas e lagoa do cauípe.

4 – Morro Branco, Beberibe

Distância da capital:  90 km

Morro Branco é uma das praias localizadas na Rota das Falésias, no Ceará. Cercada por paredões coloridos,  está na rota de um dos passeios mais vendidos pelas agências de Fortaleza, o passeio das 3 praias, normalmente percorrido de buggy (que ainda inclui Praia das Fontes e Canoa Quebrada).

Embora seja menos famosa que Canoa Quebrada, muitos elegem Morro Branco como uma das praias mais bonitas do Ceará. 

5 – Flecheiras, Trairi

Distância da capital:  140 km

Nas minhas últimas viagens pelo Ceará, a praia de Flecheiras foi um dos lugares que mais me encantaram. Sabe aqueles lugares em que pousadas charmosinhas tomam conta da orla? Flecheiras é assim. 

No entanto, além das pousadas charmosas, Flecheiras também tem alguns grandes hotéis.

O lugar é concorrido, então pode ficar lotado nos feriados e fins de semana.

6 – Guajiru, Trairi

Distância da capital:  145 km

Também no município de Trairi encontra-se a praia do Guajiru. Bem mais tranquila que sua vizinha, é uma praia muito bonita e frequentada pelos kitesurfistas. Por ali desagua um pequeno rio, que junto aos coqueiros deixa a paisagem ainda mais bonita.

Não existem muitas barracas, mas eu passei uma tarde deliciosa no Hostel & Bar Paraíso do Kite. Eu precisava participar de uma aula online e a internet foi fundamental.

7 – Canoa Quebrada, Aracati

 Distância da capital:  162 km

Também parte da Rota das Falésias,  Canoa Quebrada é uma das praias do Ceará mais famosas. A praia é toda margeada por paredões coloridos. Em um deles, estão a lua e estrela que estampam todo o artesanato local.

Do alto dos paredões, é possível ter uma bela vista da praia.

8 – Praia de Ponta Grossa, Icapuí

Distância da capital:  198 km

Icapuí é um pequeno município no litoral do Ceará que é pouco conhecido pelos turistas que vêm de outros estados, mas é um queridinho dos cearenses que gostam de fugir das multidões. A cidade também faz parte da Rota das Falésias, sendo que a praia de Ponta Grossa é uma das que fazem jus ao nome desse roteiro de praias do Ceará.

A partir da Praia de Ponta Grossa, em Icapuí, é possível fazer um passeio de barco e, se tiver sorte, avistar peixes-boi. Nós vimos de longe, mas confesso que não foi nada muito emocionante. 

Além de Ponta Grossa, existem outras praias mais conhecidas em Icapuí, como a Praia da Redonda, onde tem alguns bares e restaurantes, e a Praia da Requenguela, onde é possível ver a surpreendente variação da maré.

9 – Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara

Distância da capital:  300 km

Jeri, como é carinhosamente chamada essa vila, é um dos destinos mais famosos do nordeste. Uma das praias do Ceará mais procuradas, faz parte da Rota das Emoções, que passa por 3 estados: Maranhão (Lençóis Maranhenses), Piauí (Delta do Parnaíba) e Ceará (Jericoacoara).

Além da praia, Jeri é famosa pela duna do pôr do sol, pedra furada e lagoa do Paraíso, onde estão clubes de praia como o luxuoso Alchymist. 

Mas uma das coisas que cativou meu coração na minha última visita foi a trilha até a pedra furada. Não pela pedra, mas pelo caminho percorrido para chegar até lá. Coloque um chapéu, pegue uma garrafinha de água e percorra esse essa trilha fácil entre praias, falésias e muitos cactos, com parada para muitas fotos com o mar azul ao fundo.

(Bônus) Outras praias do Ceará

Trouxe como bônus outras praias do ceará que tenho vontade de conhecer, mas nunca fui. São lugares que descobri por indicação de amigos ou influenciadores digitais. Vou deixar as imagens falando por si, já que não tenho experiência pra compartilhar. 🙂

  • Icaraí (ou Icaraizinho) de Amontada, Amontada
  • Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante
  • Praia de Lagoinha, Paraipaba

Mapa das praias do Ceará

Agora conta pra gente, quais dessas praias do Ceará você ja conhece e quais você gostaria de visitar?

Que tal comprar dólar barato, como um americano?

Descubra agora como abrir sua conta corrente nos EUA, mesmo morando no Brasil. É sem taxa de abertura, sem burocracia e sem comprovante de renda. Descubra como abrir sua conta americana digital e comprar dólar mais barato e ganhar um bônus em dólar na abertura. 

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.