Guia de Praias Fernando de Noronha: Qual a sua favorita?

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

As praias de Fernando de Noronha e sua vida marinha são os principais atrativos do arquipélago, para a maior parte dos turistas que aterrissam por lá. E não é para menos. Noronha tem praias que figuram entre as mais belas do mundo, ano após ano.

Neste artigo, trazemos um guia com as praias de Fernando de Noronha, com localização, forma de acesso e outras informações importantes para sua viagem.

+ Leia também: Os destinos mais bonitos que eu visitei na minha jornada de viajante
(Noronha é um deles)

Praias de Fernando de Noronha: informações básicas

Antes de viajar para Noronha, é legal descobrir algumas coisinhas sobre a ilha. Uma delas, talvez a mais essencial com relação às praias, é que para ter acesso a algumas delas, você precisa ter um acesso especial, chamado de Ingresso Ecológico. São as praias que pertencem ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o Parnamar.

Outro detalhe importante que pode te ajudar durante sua viagem é entender a divisão das praias do Mar de Dentro (voltado para o Brasil) e Mar de Fora (voltado para a África). É interessante saber disso, pois muitas vezes quando um dos mares está muito agitado, você vai encontrar praias mais tranquilas do outro lado.

mapa fernando de noronha
Mapa de Fernando de Noronha: Praias, mar de dentro e mar de fora

+ Leia também: Onde se hospedar em Noronha – As melhores regiões e pousadas da ilha

Mar de Dentro x Mar de Fora

Quando eu estive em Noronha pela primeira vez, por exemplo, o Mar de Dentro estava super revolto, devido a um fenômeno conhecido como swell. Ou seja, as principais praias da ilha de Noronha, como a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos, estavam agitadíssimas. Por outro lado, a Praia do Leão estava com o mar parecendo uma piscina e foi uma das vistas mais bonitas que eu tive nessa viagem.

Fernando de Noronha - Morro dois Irmãos

Ingresso Ecológico de Fernando de Noronha: o que é e como comprar

O ingresso ecológico é o seu acesso às praias do Parque Nacional Marinho de Noronha, o Parnamar. Sem esse ingresso, você não pode acessar nenhuma das áreas que pertencem ao Parque.

Vale a pena pagar pelo ingresso ecológico?

Se essa é sua primeira visita a Noronha, nem pense duas vezes: pague pelo ingresso. Sem ele, você deixaria de visitar algumas das principais praias de Noronha, além de fazer trilhas, mergulho e até alguns passeios de barco, como o Passeio Tradicional, já que eles também entram na área do Parque Nacional.

Agora se estiver voltando, acho que cabe avaliar aquilo que você tem realmente vontade de fazer numa segunda vez.

+ Leia também: Quais as taxas para visitar Fernando de Noronha?

Como adquirir o ingresso ecológico do Parnamar?

Para adquirir o Ingresso Ecológico, é necessário pagar a Taxa do Parque Nacional. Atualmente, a taxa custa R$126,00 para brasileiros e R$251,00 para estrangeiros. Ao pagar essa taxa, você tem acesso a todas as praias do parque durante um período de 10 dias corridos. Até 2020, ao pagar a taxa você recebia um voucher, que depois trocava por uma carteirinha para ter acesso às praias. No entanto, com a pandemia, esse cartãozinho foi substituído por um QR Code.

ingresso ecológico - parque nacional marinho de fernando de noronha
Antiga carteirinha que dava acesso às praias do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Quais são as praias de Fernando de Noronha?

Quantas praias existem em Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha tem cerca de 17 praias e baías. Desses 10 tem acesso totalmente livre; 3 precisam do ingresso ecológico do parque nacional marinho e as demais têm acesso restrito.

Praias do Mar de Dentro

No mar de dentro, estão as praias mais visitadas de Fernando de Noronha. A maior parte delas é aberta à visitação sem necessidade do ingresso do Parque Nacional Marinho.

É nesse lado da ilha também que você terá as melhores vistas para assistir o pôr do sol em Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha
As praias localizadas no Mar de Dentro, em Fernando de Noronha são espetáculos ao pôr do sol

Baía dos Golfinhos

A baía dos golfinhos, como o próprio nome diz, é um dos locais mais visitados por esses animais tão graciosos. O local chega a ser considerado o maior aquário natural de golfinhos do mundo. O tradicional avistamento de golfinhos é realizado todas as manhãs, junto à turma do Projeto Golfinho Rotador. O mirante é acessível a partir do PIC Golfinho Sancho, exigindo a carteira do Parque Nacional Marinho de Noronha.

  • Boa para: Contemplação.
  • Precisa do ingresso ecológico: Sim.
  • Acesso: PIC Golfinho Sancho 
pic golfinho sancho
Não fui no Mirante dos Golfinhos, mas fui ver o cartão postal de Noronha

Praia do Sancho

A praia mais famosa de Fernando de Noronha é a Praia ou Baía do Sancho, que marca presença constantemente na lista das praias mais bonitas do mundo. O acesso à praia do Sancho pode ser realizado de duas formas: por terra, pelo PIC Golfinho Sancho, através de uma escada colocada em uma fenda entre pedras ou pelo mar, através do passeio de barco tradicional.

Seu acesso por terra fica bem próximo ao Mirante dos Golfinhos e também ao Mirante dos Morros Dois Irmãos, onde você vai tirar a foto mais clássica de Noronha.

  • Boa para: Curtir a praia e praticar snorkel.
  • Precisa do ingresso ecológico: Sim.
  • Acesso: Pode ser feito de barco ou por uma escada íngreme e bem cansativa, a partir do PIC Golfinho Sancho.
vista da praia do sancho em fernando de noronha
Vista da praia do sancho em Fernando de Noronha

Baía dos Porcos

A Baía dos Porcos tem uma faixa de areia bem pequena. Pedras formam piscinas naturais e limitam o acesso à praia. Essa baía, que fica de frente ao Morro Dois Irmãos, é aquela da paisagem-cartão-postal mais tradicional de Fernando de Noronha. O acesso é feito através de uma pequena trilha entre pedras, a partir da Praia da Cacimba do Padre. Muitos viajantes consideram a Baía dos Porcos ainda mais bonita que a Praia do Sancho, então acho que vale a pena o esforço de ir lá conferir. 🙂

  • Boa para: Snorkel.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Pelas pedras, a partir da Praia da Cacimba do Padre.
acesso a baia dos porcos, uma das praias de fernando de noronha

Praia da Cacimba do Padre

A Praia da Cacimba do Padre é uma grande enseada, uma das maiores da ilha. É uma das preferidas dos surfistas e onde acontece uma das etapas do campeonato mundial de surfe, em fevereiro. Além de dar acesso à Baía dos Porcos, a Praia da Cacimba do Padre é privilegiada pela presença dos Morros Dois Irmãos e é também uma das praias de Noronha em que há guarda-sóis para alugar e passar o dia. 

  • Boa para: Passar o dia ou surfar, na época de swell.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por terra, tem estacionamento próximo.
praia da cacimba do padre
Cacimba do Padre, uma das belas praias de Fernando de Noronha

Praia de Quixabinha

Inexistente no mapa, mas faz parte do catálogo oficial de praias de Fernando de Noronha, a Praia de Quixabinha é o primeiro trecho da Praia do Bode e tem uma bonita vista ao morro dois irmãos. Seu acesso ocorre na maré baixa, pelas pedras. É ideal apra quem quer curtir um local mais isolado. Importante sabe que a praia não possui qualquer tipo de estrutura, então leve uma garrafinha de água com você. O mar varia, às vezes agitado, outras mais tranquilo. 

  • Boa para: Curtir uma praia isolada.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: A partir da Praia da Cacimba do Padre, na maré baixa.

+ Leia também: Dicas para acumular mais Milhas Aéreas

Praia do Bode

A praia do Bode, em Noronha, também é acessível pela praia da Cacimba do Padre, na maré baixa, ou através de uma trilha. Entre essa praia e a Praia do Americano, você encontra a Pedra do bode, um dos lugares mais bonitos para ver o pôr do sol na ilha.

  • Boa para: Curtir uma praia isolada.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: A partir da Praia da Cacimba do Padre, na maré baixa, ou por trilha.

Praia do Bode, Praia de Quixabinha e Cacimba do Padre, vistas da Pedra do Bode

Praia do Americano

Logo após a praia do Bode, está a praia do Americano, outra praia pouco explorada de Noronha. No alto, na pedra do Bode, você pode assistir ao pôr do sol.

  • Boa para: Curtir praia isolada.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por trilha.

+ Leia também: Passo a passo para juntar dinheiro para viajar

Praia do Boldró

Uma das praias mais movimentadas, a Praia do Boldró tem local para aluguel de cadeira e guarda-sol. O Mirante do Boldró é onde termina o passeio ilha tour e onde muita gente se reúne para assistir ao pôr do sol. Quando estive por lá, ao pôr do sol rolou até uma música ao vivo, compramos uma cerveja e nos sentamos para contemplar aquele espetáculo da natureza. Fica próxima do ICMBIO, onde se faz o agendamento das trilhas de Noronha. 

  • Boa para: Curtir a praia; assistir ao pôr do sol.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por terra, tem estacionamento próximo.
Por do sol no Fortinho do Boldró. Lá embaixo, a praia

Praia da Conceição

A praia da Conceição, ou Praia de Italcable, foi a primeira praia que eu pisei em Fernando de Noronha, então dá pra entender que eu tenho um carinho especial por ela, não é?

Com uma enseada em formato de C e localizada no mar de dentro, essa praia tem uma belíssima vista do Morro do Pico e também é bem procurada para se contemplar o pôr do sol. Ali ao lado, está o Bar do Meio, que tem vista privilegiada, ótima estrutura e preços compatíveis com esses luxos também. Quando fomos, não quisemos utilizar os belos espaços reservados, então compramos uma bebida e ficamos na parte do restaurante.

  • Boa para: Curtir a praia, bar com vista, pôr do sol. 
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por terra, o acesso é próximo ao Bar do Meio.
praia da conceição

Praia do Meio

A Praia do Meio acaba sendo um pouco “abafada” pela concorrência forte das belas praias que estão ali ao redor. Quando visitei, em fevereiro de 2019, o mar estava muito agitado e por isso acabamos ficando apenas na Praia da Conceição, que está ao lado, e no Bar do meio, que separa as duas.

  • Boa para: Curtir a praia, quando o mar estiver calmo.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por terra, o acesso é próximo ao Bar do Meio.

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro é outra super movimentada da ilha, especialmente pela sua localização – ela fica muito perto da Vila dos Remédios, o centrinho da ilha de Fernando de Noronha. A cor da água é de um azul claro intenso e ali do lado estão as piscinas naturais conhecidas como Buraco do Galego e Lasca da Véia. Há barraquinha na areia (estavam fechadas quando eu fui, pois a maré estava muito agitada) e no alto dela está o Bar do Cachorro, de onde se tem uma vista muito bonita dessa praia.

  • Boa para: Curtir a praia, piscinas naturais na maré baixa.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Escada ao lado do bar do Cachorro

Praia do Porto

A praia do Porto é daquelas que, olhando por fora, a gente pensa que é só uma passagem de barcos. Mas ela tem uma vida marinha riquíssima. É um dos melhores pontos para fazer snorkel em Noronha e até mergulho com cilindro. Dela também partem os passeios de barco e Canoa Havaiana.

  • Boa para: Snorkel, mergulho.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por terra, tem estacionamento próximo.
praia do porto em fernando de noronha

Praias do Mar de Fora

A maior parte do Parque Marinho de Noronha abrange o mar de fora. Esse lado da ilha possui menos praias com acesso ao público, mas algumas são muito especiais. 

Praia do Leão

A praia do Leão não é uma praia para se curtir, entrar no mar. É muito mais para contemplação, sendo inclusive proibido o acesso em algumas ocasiões. No entanto, como eu já contei para vocês, foi do mirante do Leão que eu vi o mar mais bonito na minha primeira vez em Noronha. O mar de fora estava bem calminho, ao contrário do mar de dentro, onde ficam praias normalmente consideradas mais bonitas.

  • Boa para: Contemplar.
  • Precisa do ingresso ecológico: Sim.
  • Acesso: PIC Leão.
praia do leao em Fernando de Noronha
A praia do Leão tem uma área preservada e tons de azul maravilhosos

Praia do Sueste

A Praia do Sueste é outro aquário natural de Fernando de Noronha. A praia é dividida entre uma área para banhistas, uma área com uso obrigatório de colete para flutuação e outra área de acesso restrito. 

Durante o passeio Ilhatour, fizemos snorkel com acompanhamento de guia, o que foi ótimo, pois nos conduziu pelos melhores pontos. Caso você não faça o ilhatour, é possível alugar o colete e contratar um guia por lá, caso necessário.

  • Boa para: Snorkel.
  • Precisa do ingresso ecológico: Sim.
  • Acesso: PIC Sueste.
baía do sueste, uma das praias de noronha famosa pela vida marinha
Baía do sueste, uma das praias de Noronha famosa pela vida marinha

Buraco da Raquel

O Buraco da Raquel, em Noronha, é na verdade uma pedra onde, segundo a lenda, uma garota chamada Raquel, filha de um comandante da marinha costumava se esconder. Não é permitido descer para tomar banho na praia, sendo um lugar apenas para apreciar o mar de fora do alto. 

Na minha viagem, coincidiu de cair uma noite de lua cheia e foi ali que vimos ela surgir no horizonte. Com música ao vivo no museu dos tubarões, que está ao lado, foi lindo!

  • Boa para: Contemplação, ver a lua cheia.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por terra, tem estacionamento próximo. 
mirante proximo ao buraco da raquel
mirante proximo ao buraco da raquel

Enseada dos Tubarões

Do alto de outro mirante, é possível avistar a Enseada dos Tubarões. Mais que isso, todas as tardes, lá do alto é possível ver os tubarões se alimentando lá embaixo, desde que o mar esteja com boa visibilidade.

  • Boa para: Contemplação.
  • Precisa do ingresso ecológico: Não.
  • Acesso: Por terra, tem estacionamento próximo. 

Outras praias do Mar de Fora

Existem outras praias no mar de fora, que são fechadas ao público ou visitadas apenas através das trilhas. É o caso da Praia ou Piscina Natural do Atalaia, um maravilhoso aquário que recebe apenas 96 visitantes por dia, e da Enseada Caieiras, por onde se chega através da trilha Pontinha-Caieiras, ou Trilha Atalaia Longa.

praia do atalaia em fernando de noronha
Praia do Atalaia em Fernando de Noronha

Ranking: Melhores praias Fernando de Noronha

Escolher a melhor praia de Fernando de Noronha é um grande desafio, por isso, vou listar as 5 praias que eu mais gostei.

  • Praia do Sancho: Na minha visita o mar estava agitado, mas ainda assim há todo um contexto que a torna maravilhosa. A volta é cansativa, mas vale a pena cada degrau.
  • Praia do Sueste: O snorkel na praia do Sueste foi impressionante. E foi meu primeiro contato com tubarão em Noronha. Por lá é bem comum ver tartarugas também.
  • Praia do Atalaia: Quando a gente vai chegando na Piscina do Atalaia, parece que não tem nada demais naquela água que bate no meio da canela. Daí você coloca o snorkel na água e fica maravilhado com a diversidade que tem ali, naquele pedacinho de mar. É inesquecível.
  • Praia do Leão: Os diversos tons de azul dali talvez tenham sido os mais bonitos que vi em Noronha. Talvez minha percepção tenha sido influenciada pela época.
  • Praia da Conceição: O morro do Pico, o pôr do sol, o bar do meio… o conjunto forma uma praia muito bonita!

+ Leia também: Dicas de Fernando de Noronha – O que fazer, onde ficar, quanto custa?

Mapa das Praias de Fernando de Noronha

Para fechar esse post com chave de ouro, nada melhor que aquele super mapa das praias, para você se ambientar antes de ir!

Já ouviu falar do BEDA, nossa maratona de postagens do mês de agosto?

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2021!

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

4 respostas

    1. Noronha é realmente um lugar diferenciado, Patrícia! E quando vier ao Brasil, venha conhecer os Lençóis maranhenses também 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.