Passeios Deserto do Atacama: Nossa seleção dos imperdíveis!

O Atacama, além de ser o deserto mais seco do mundo, é um dos lugares mais lindos do planeta. É uma paisagem tão diferente e encantadora que a gente chega a perder o fôlego. São vulcões, montanhas, neve, desertos de sal, é tanta coisa que fica difícil dizer o que mais impressiona. Se passássemos uma semana em San Pedro, ainda não veríamos todas as maravilhas daquele lugar. Mas, a gente sabe que pouca gente tem o tempo e o dinheiro necessário para tal. Você não precisa mais se preocupar, pois montamos uma lista com os passeios mais queridinhos do Atacama.

Quando você começa a pesquisar sobre o Atacama, se depara com várias opções de passeios. Infelizmente, como eu citei aqui, viajar pro Chile pode ser bem caro. Então a gente precisa escolher bem quais passeios fazer para não estourar o orçamento. Fica um pouquinho difícil escolher o que fazer quando a gente tem tanta opção e nenhuma referência. Para ficar mais fácil decidir, coloquei os preços por pessoa, altitude de cada passeio e tempo de duração. Então vamos ver essa lista?

#1 – Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

piedras-rojas
Piedras Rojas: uma das paisagens mais lindas que já vi

O passeio mais lindo de todos os tempos. Eu nunca vi uma paisagem tão linda na vida quanto no dia que visitamos Piedras Rojas.  É até um pouco difícil descrever, mas a cor vermelha das pedras em contraste com o azul turquesa da laguna deixa qualquer um boquiaberto.  Este passeio geralmente não vai no pacote básico que as agências oferecem (não sei bem porque) e nem estava na nossa lista, mas o lugar é tão incrível que se você não fizer, sua viagem pro Atcama não vai ficar completa.

No mesmo dia do nosso passeio para Piedras Rojas, fizemos também as Lagunas Altiplânicas e o Salar do Atacama, tudo incluso no mesmo pacote. Para ler o relato do nosso passeio em Piedras Rojas, clique aqui.

  • Altitude: 4.220m
  • Duração: Passeio de dia inteiro, inclui café da manhã e almoço.
  • Preço: 50.000 pesos + 5.500 de entrada. Total: 55.500 pesos.

#2- Salar de Tara

O Salar de Tara é repleto de paisagens impressionantes. Desde a estrada até chegar ao Salar propriamente dito, tudo deixa a gente de queixo caído, clique aqui para ler nosso relato e ver as fotos do passeio.

Este passeio precisa ser feito com guia/agência de turismo porque depois de um certo tempo de rodovia, a gente entra em trilhas e estradas de barro sem nenhuma sinalização, só uma pessoa experiente consegue não se perder naquela imensidão. Eu recomendaria fazer o Salar de Tara antes de Piedras Rojas, porque Piedras é tão lindo que nada chega aos pés. Indo ao Salar primeiro você aproveita bem mais a experiência. Uma atenção especial aqui é que neste passeio não temos acesso a banheiros e se bater aquela vontade você vai precisar usar a natureza.

  • Altura: Durante o percurso chega até 5000m, maior parte do passeio fica entre 4800m.
  • Duração: Passeio de dia inteiro. Inclui café da manhã e almoço.
  • Preço: 50.000 pesos (não tem entrada uhuul!)

#3- Valle de la Luna e Valle de la Muerte

valle-de-la-luna
Valle de la luna

O passeio é relativamente barato e mais curto que os outros. As formações rochosas dos vales são impressionantes. Parece que estamos andando em Marte! As pedras meio alaranjadas, crateras, areia. Parece realmente coisa de outro planeta. Nós fizemos o passeio com uma agência de viagens que nos pegou e nos deixou no centro de San Pedro, mas você pode alugar uma bicicleta e ir lá explorar o Vale por conta própria, vale muito a pena. Nós só fomos de carro porque o Fábio não sabe andar de bicicleta, o Vale fica apenas a 17km de San Pedro. Eu particularmente não gostei do guia que nos acompanhou nesse passeio e fiquei com a impressão de que ir sozinho não faria tanta diferença. Para ler sobre o nosso passeio, clique aqui.

  • Altura: 2.700m
  • Duração: de 2h a 3h
  • Preço: 10.000 pesos + 4.000 pesos de entrada. Total: 14.000 pesos

#4- Geyser del Tatio

Tão lindo
Geyser del tatio: coisa mais linda

O passeio para o geyser começa bem cedinho, antes do sol nascer e por isso vai estar muito frio. Além disso, o geyser fica num local muuito alto, o que faz a temperatura cair mais ainda. Não tem pra onde correr, é só por causa do frio que a gente consegue ver essa fumaça linda. No dia que fomos, estava fazendo -15C! Mas não se preocupe, conforme vai amanhecendo, vai ficando mais quentinho e seus dedos dos pés não vão cair. Você pode tomar banho nas piscinas termais de lá e sentir a sensação maluca de calor dentro da água e frio congelante do lado de fora. E além disso, o bônus desse passeio é a paisagem encantadora que você admira na volta. Não dá pra perder! Por conta da altitude é recomendado que este passeio seja feito no seu último dia no Atacama, para que você passe pelo processo de aclimatação bem direitinho. Nosso passeio pelos Geysers está registrado aqui.

  • Altitude: 4.320m
  • Duração: 6h, inclui um café da manhã bem reforçado.
  • Preço: 20.000 pesos + entrada 5.000 pesos. Total: 25.000 pesos.

#5- Laguna cejar

laguna-cejar
Uma lagoa com essa vista! Foto: Jon e Fê =)

Infelizmente eu e o Fábio não fizemos este passeio, mas ainda assim a gente recomenda ele pra você baseado na opinião de amigos que foram e adoraram, e nas nossas conversas com os agentes de turismo. A Laguna Cejar é mais salgada que o mar morto, toma essa. É impossível afundar nessa laguna, e olha que ela tem 20m de profundidade. Este passeio é feito pela parte da tarde (a partir das 15h ou das 16h dependendo da época do ano) e deve ser feito de preferência no verão, para que você possa ficar boiando tranquilo sem congelar completamente, porque não vou mentir.. a água é muito gelada.

  • Altitude: 2.300m
  • Duração: de 3 a 4 horas
  • Preço: 15000 pesos + entrada 17000 pesos. Total = 32000 pesos.

#6- Tour Astronômico

astronomico-atacama
O lindo céu do Atacama. Foto: Divulgação

De todos os tours que eu não fiz, esse foi o que mais doeu. O Atacama é considerado um dos melhores lugares do planeta para observação celeste. Você sabia que dá pra ver a Via Láctea do Atacama? É algo realmente impressionante. Várias empresas oferecem este tour, mas a gente viu por ai que a mais “séria” é a SpaceObs. Todos os passeios são diferentes, e o que você vai ver no céu depende da época do ano. A Via Láctea, por exemplo, é mais visível no inverno e nem sempre você vai poder observar planetas. É interessante reservar esse tour com antecedência, pois ele atende a um número limitado de pessoas para que todas tenham acesso aos telescópios. Além disso, o tour não acontece em noites de lua cheia (porque a visibilidade das estrelas fica baixa) e em dias muito nublados, podendo ser cancelado até 10 minutos antes do horário marcado. Mas não se preocupe, a agência vai acertar tudo direitinho com você.

  • Altura: 2500km
  • Duração: de 2h a 3h
  • Preço: 18.000 pesos

#7- Trekking em um vulcão

trekking-vulcao-chile
Agência especializada em passeios a vulcões

Você já se imaginou escalando um vulcão? É algo que soa tão exótico para nós, brasileiros que não estamos acostumados com essa formação natural que acaba sendo bastante tentador. Mas isso não é tudo, além da experiência de escalar um vulcão, você também pode apreciar uma vista maravilhosa quando chegar no topo. As agências de turismo costumam fazer expedições para vulcões em atividade (não parece incrível?) e você pode ir lá em cima sentir um cheirinho de enxofre. Que tal?

  • Altura: Depende do vulcão que você quiser escalar
  • Duração: Também depende do vulcão. Quanto mais alto e mais afastado de San Pedro, mais tempo vai levar.
  • Preço: Também varia, mas tem desde 50.000 pesos a 80.000 pesos.

Sobre as agências de turismo

Na rua principal de San Pedro, a Caracoles, você encontra centenas de agências de turismo uma do ladinho da outra. Vale a pena perder algumas horas para escolher a agência que vai lhe passar mais confiança e melhores preços. Por falar em preços, esses que coloquei na lista são uma média das agências médias da cidade. Não precisa fazer reserva antecipadamente pela internet, e se você fizer provavelmente vai acabar pagando mais caro.

É claro que existem preços muito mais caros e outros mais baratos, tudo isso vai influenciar na sua experiência. Já li relatos de tours com direito a brindes de pisco e música ao vivo. Você certamente paga a mais por essa experiência, e se tiver a grana e empolgação para tal, vai lá. Mas, se não tiver continue caminhando até encontrar a empresa que oferece aquilo que você procura e pode pagar.

As agências de viagens no Atacama geralmente se preocupam em saber quantos dias você vai ficar por lá pra te ajudar a montar um roteiro e fechar um pacote (dica: feche pacote porque o desconto é maior), mas tentam a todo custo colocar passeios “indesejados” no seu pacote. Nós por exemplo, precisamos falar umas três vezes que não queríamos fazer o “Valle del Arco Iris” até que ele fosse retirado do nosso. Então é bem importante ir pra lá sabendo mais ou menos o que você quer.

Mas não precisa ficar preocupado em decidir toodos os detalhes antecipadamente, porque lá eles te mostram fotos incríveis também. Eles são vendedores e conversam detalhadamente sobre os passeios, você pode até mudar de ideia e incluir algo que não estava planejando no seu roteiro.

Eu gostaria muito de ter feito os três últimos passeios da lista, mas nosso orçamento estava apertado demais. Quem sabe numa outra oportunidade a gente consiga. Mas, conta pra gente: qual desses passeios te interessou? Você já fez algum?

Carmina Nascimento

Engenheira eletricista e apaixonada por livros. Nascida e criada em Manaus, morei um ano em Londres participando do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2016 realizei um dos meus maiores objetivos relacionados a viagem, o destination wedding.

4 comentários em “Passeios Deserto do Atacama: Nossa seleção dos imperdíveis!

  • novembro 29, 2016 em 9:21 pm
    Permalink

    Olá, farei uma viagem para San Pedro do Atacama em janeiro de 2017, gostaria de saber em qual data vocês viajaram e qual agência de turismo contrataram. Obrigado!

    Resposta
    • novembro 29, 2016 em 9:41 pm
      Permalink

      Oi Jair,

      Viajamos no fim de agosto 27/08 e ficamos até o dia 31/08 se não me engano. Contratamos o serviço de uma Agência chamada Janaj Pancha. Em breve aqui no blog você vai encontrar muito mais informações, fica de olho!

      Um abraço.

      Resposta
  • setembro 4, 2018 em 10:37 pm
    Permalink

    Olá! Primeiramente gostaria de agradecer ao blog pelos esclarecimentos quanto às agências do Atacama. Estou em contato com a que vocês indicaram, a Janaj, e bem tendente a fechar. Não fiz ainda, sobretudo, por conta da alimentação. Eles não estão sendo claros quanto às refeições, falam vagamente que elas são satisfatórias e tal. O que vocês acharam? Brigadão!!!

    Resposta
    • setembro 6, 2018 em 6:36 pm
      Permalink

      Oi Alissa,

      Muito obrigada pelo comentário! Sobre as refeições oferecidas nos passeios: são bem simples, mas de fato bem satisfatórias. Dependendo do passeio paramos para fazer café da manhã e almoço em alguns restaurantes conveniados com a empresa. No café da manhã são servidos pães, torradas, ovos e geléias produzidas pelos moradores locais (lembro de ter achado a geleia deliciosa!). No almoço os restaurantes tinham cerca de 3 opções para escolheremos. Os lugares eram simples, mas a comida era farta e saborosa, comidas locais sem nada muito elaborado. 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *